Portal da Cidade Umuarama

Gratuita!

Umuarama recebe exposição histórica em comemoração aos 67 anos da cidade

A exposição é composta por seis instalações, com fotos, documentos e objetos que retratam a história da Capital da Amizade

Publicado em 01/06/2022 às 08:50

A exposição ficará aberta ao público até o dia 1° de julho (Foto: Assessoria)

A programação de atividades pelo aniversário da cidade tem início na manhã desta quarta-feira (1) com a abertura da Exposição Histórica Umuarama 67 Anos, que acontece no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert. A exposição é composta por seis instalações, com fotos, documentos e objetos. Destaque ainda para o Encontro de Pioneiros, roda de viola e mostra especial do artista plástico Abraão Hachicho, em exposições que ficam abertas até o dia 1° de julho.

A roda de conversa com os pioneiros será mediada por Rodrigo Fernandes Pereira, chefe da Divisão de Eventos da Fundação Cultural de Umuarama. Ele destaca que começar as comemorações do aniversário da cidade com o Encontro de Pioneiros é algo bastante significativo, “É uma forma de valorizar nossas raízes, promovendo a união de quem ajudou a construir a história com quem administra nossa cidade”, pontua.

Uma das instalações é composta por fichas de valor histórico. “São documentos que foram datilografadas nos anos iniciais de funcionamento da Fundação Cultural. Nelas constam informações como o nome do pioneiro, cônjuge, filhos, profissão e a motivação que o trouxe para desbravar nossa terra”, detalha.

📱 Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp. Clique aqui, é grátis!

A exposição continua com fotos que registram os Xetá e o processo de desenvolvimento de Umuarama. “Temos registrados vários momentos: a acessibilidade por estradas e pelo Aeroporto Orlando de Carvalho, a avenida Paraná na década de 50, comércios e serviços públicos, a primeira igreja etc., além de documentos que trazem a inauguração do nosso Centro Cultural Schubert”, informa.

Mais histórias

Ainda dentro dos eventos que contam a história da cidade, os visitantes terão 30 dias para apreciar a exposição ‘Nossas Praças no Início da Década de 1980’ e a mostra ‘Cartões Postais Contemporâneos’. “Gostaria de convidar a todos também para que conheçam o ‘Programa Sesc Futuro Integral’, um belíssimo trabalho realizado por alunos do Sesc sobre a cidade em desenvolvimento, registrada em fotos, imagens e pinturas diversas”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário