Portal da Cidade Umuarama

Cultura

Sesi traz música clássica para Umuarama e região com orquestra só de mulheres

Ladies Ensemble fará quatro concertos didáticos e gratuitos, levando 20 instrumentistas para o contato com o público

Publicado em 17/05/2022 às 16:49

Com 20 musicistas (corda, piano e percussão) no palco e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto abordará a música clássica de forma didática e acessível (Foto: Sesi)

De 17 a 20 de maio, quatro cidades do interior do Paraná receberão um verdadeiro presente: um concerto didático da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil composta exclusivamente por mulheres.

“Desde 2008, o Sesi Cultura atua em todo o Paraná, levando ações culturais e entretenimento para trabalhadores da indústria e para a comunidade. Com os concertos da Ladies Ensemble, oferecemos uma verdadeira sinfonia para a indústria paranaense, em um espetáculo inspirador, que ressalta principalmente o talento e a perseverança das mulheres, já que esta é a primeira orquestra totalmente feminina do país”, diz o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

No repertório, há clássicos conhecidos pelo público, como o Concerto Primavera (Allegro) e Inverno (Presto), de Antonio Vivaldi; Suítes da Ópera Carmen, de Bizet/Giraud; obras brasileiras, como a Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; e Romance Sem Palavras, de Bento Mussurunga. 

Ao longo da apresentação, haverá intervenção das musicistas com o público presente, contando um pouco da história dos compositores do repertório e o contexto da composição destas obras. Com 20 musicistas (corda, piano e percussão) no palco e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto abordará a música clássica de forma didática e acessível. 

Além deste repertório, a Ladies Ensemble também apresentará músicas universais – a World Music – usando também instrumentos orientais em solo. A instrumentista Myria Tokmaji tocará o Qanum, instrumento de origem persa. Myria é refugiada síria que foi naturalizada brasileira e terá a oportunidade de fazer um solo nestes concertos. Dar espaço para as musicistas, aliás, é uma característica da Ladies Ensemble. “Neste universo da música, os solistas são convidados de fora. Aqui, na Ladies Ensemble, empoderamos nossas musicistas e elas são nossas solistas”, conta a fundadora do grupo, Fabíola Bach Akel, que também toca viola nos concertos.

A circulação passará por Apucarana (17/05), Cianorte (18/05), Umuarama (19/05), concluindo o circuito em Terra Roxa (20/05). “Ao promover a circulação deste espetáculo didático no interior do Estado, o SESI Cultura Paraná pretende despertar o interesse dos profissionais da indústria e seus familiares para a arte, agregando mais sensibilidade e criatividade para a formação deste público, tendo a música como vetor”, diz a gerente de cultura do Sistema Fiep, Anna Paula Zétola, ressaltando que esse é um projeto idealizado pelo Sr. Carlos Valter, presidente do Sistema Fiep.

Do ponto de vista do público, quem for ao concerto da Ladies Ensemble pode esperar um espetáculo diferente e enriquecedor. “O encontro das ladies com o público do interior é sempre uma troca muito interessante. Ao retomar o convívio cultural dentro de uma casa de cultura, oferecemos ao público o descobrimento de algo inédito e especial”, diz Fabíola Akel.

A Ladies Ensemble atua desde 2009 e promove encontro de musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. Ela abre espaço para as mulheres como protagonistas em orquestras, cujo universo não possui presença feminina considerável, especialmente em posições de liderança. A Orquestra conta hoje com 20 instrumentistas profissionais, um curso permanente de formação em regência para mulheres e sede própria, no Auditório Regina Casillo, no novo endereço do Solar do Rosário em Curitiba.  

Serviço:

Sesi Cultura apresenta: Orquestra Ladies Ensemble em “Sinfonia para as Indústrias”

Duração: 1h30min.

• 17 de maio, terça-feira, às 19h30 – Cine Teatro Fênix – Apucarana – PR

• 18 de maio, quarta-feira, às 19h30 – Teatro Cândido Garcia – Cianorte – PR

• 19 de maio, quinta-feira, às 19h30 – Centro Cultural Vera Schubert – Umuarama – PR

• 20 de maio, sexta-feira, às 19h30 – Casa da Cultura Ademir Antonelli – Terra Roxa – PR

Ingressos gratuitos para trabalhadores das indústrias. Comunidade pode retirar ingressos trocando por 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na portaria do teatro a partir das 18h30 na data de realização do espetáculo.

Além deste repertório, a Ladies Ensemble também apresentará músicas universais – a World Music – usando também instrumentos orientais em solo

Fonte:

Deixe seu comentário