Portal da Cidade Umuarama

Prestigie

Semana da Cultura traz série de espetáculos gratuitos ao teatro Vera Schubert

Além de muita música, dança e teatro, o destaque fica para a realização da etapa final do Femucam Kids no encerramento das atividades

Publicado em 27/09/2022 às 08:20

O teatro do Centro Cultural Vera Schubert será palco de vários espetáculos gratuitos (Foto: Assessoria)

O teatro do Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, será palco de uma série de espetáculos gratuitos programados para a “Semana da Cultura”, entre os dias 10 e 16 de outubro. Além de muita música, dança e teatro, o destaque fica para a realização da etapa final do Femucam Kids (Festival de Música Capital da Amizade – versão exclusiva para crianças) no encerramento das atividades.

A diretora superintendente da Fundação Cultural de Umuarama, Rosana Palhoto Dias, conta que a Semana na Cultura foi pensada especialmente para comemorar o Dia das Crianças, mas que também toda a sociedade terá oportunidade de prestigiar várias manifestações artísticas nesse período. “É importante trabalharmos a formação de plateias, investir nos talentos de nossa cidade e da região, promovendo momentos de descontração e em atividades culturais que agucem a criatividade de crianças e adultos”, comenta.

O espetáculo musical “Klassico”, que a Companhia de Teatro Eskéte de Cruzeiro do Oeste, abre os trabalhos na segunda-feira, dia 10, às 20h. O diretor Vinícius Guerra relata que trata-se de uma releitura de versões de histórias que o público já conhece bem. “Neste reino, aquele famoso boneco de madeira não é tão inocente assim, a princesa que tem que beijar o sapo não cumpre sua palavra, a menina de capuz vermelho é que janta o lobo e a outra ganha um espelho para chamar de seu: tudo pode acontecer quando o ‘felizes para sempre’ não duram tanto tempo assim”, detalha.

Na quarta-feira, dia 12, Dia das Crianças (e feriado nacional pelo dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida), será o único dia em que a festa deixa o teatro Vera Schubert e vai para o Bosque Uirapuru, com intensa programação que será realizada com a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). “Vamos montar um toboágua com 70 metros de pura diversão. Entre 13h e 17h, a criançada vai se divertir muito com esse escorregador gigante, além de outras atividades, brincadeiras e música”, relata.

Na quinta-feira, dia 13, é a vez da encenação do espetáculo ‘Neon’, que conta a história da menina Clara que mora no reino de Pirilampo e precisa brilhar como todos os habitantes daquele lugar, mas não sabe como o seu brilho encontrar. Com roteiro e direção de Vinícius Guerra, a trama promete muitas surpresas. “Trouxemos a peça no aniversário de 67 anos de Umuarama e todas as sessões tiveram lotação esgotada, realmente um grande sucesso”, diz Rosana.

Outro espetáculo que volta ao palco do teatro Vera Schubert é o musical ‘A Arca de Noé’, na sexta-feira, dia 14. Um dos maiores sucessos da história do teatro infantil de todos os tempos, o musical traz canções de Vinícius de Moraes e tem direção musical do maestro Marco Aurélio Tavares e coreografia de Tatiana Biaca, com interpretação de artistas umuaramenses. “Com roteiro assinado por Anderson Arilson de Freitas e figurinos cuidadosamente confeccionados à mão – para dar mais vida a cada animal –, o musical encanta também pela cenografia”, pontua.

Música em destaque

No sábado, 15 de outubro, o destaque fica por conta do 15° Encontro de Corais de Umuarama, também às 20h no teatro Vera Schubert. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de outubro no endereço eletrônico ou diretamente na secretaria da Fundação Cultural. “Todos os corais participantes vão ganhar troféus e medalhas. Todos os detalhes sobre estão no edital, disponibilizado no site da prefeitura”, indica Rosana.

Realizado com grande sucesso no aniversário de 67 anos de Umuarama, o Festival de Música Capital de Amizade (Femucam) desta vez chega na versão especial para crianças e adolescentes, com idade entre 8 e 17 anos: o Femucam Kids terá sua etapa final no domingo, dia 16 de outubro, a partir das 19h30.

A diretora conta que o festival será realizado em cinco etapas: a primeira dia 4 no distrito de Roberto Silveira, a segunda no dia 5 em Lovat, a terceira no dia 6 em Santa Eliza, a quarta no dia 7 em Serra dos Dourados e a quinta no dia 9 no teatro Vera Schubert. “Podem participar moradores de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Jussara, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê. Todos os detalhes estão no regulamento, que está no endereço, finaliza Rosa, acrescentando que quem quiser mais informações sobre a programação pode entrar em contato pelo telefone (44) 3621-4112.

Fonte:

Deixe seu comentário