Portal da Cidade Umuarama

acesso à leitura

Projeto que promove troca de livros inaugura espaço físico em Umuarama

Com opções de todos os gêneros, exemplares podem ser alugados, vendidos ou trocados, agora também diretamente no sebo, que fica no Conjunto Guarani

Publicado em 12/02/2021 às 04:21
Atualizado em

O Sebo do Lírio está localizado na Rua Santa Maria 4347, ao lado do Mercado Parati, no Conjunto Guarani (Foto: Divulgação/Sebo do Lírio)

O Sebo do Lírio, projeto de incentivo à leitura, que começou em praças, feiras e eventos públicos em Umuarama, acabou de ganhar um espaço inteiramente dedicado aos livros. O acervo conta com centenas de exemplares dos mais diversos gêneros: romance, ficção, autoajuda, poesia e clássicos nacionais e internacionais.

O projeto continua valorizando a troca de livros e a comercialização de obras a preços acessíveis a todos os públicos, com o objetivo de levar cultura e literatura em todos os cantos da cidade. “Aqui as pessoas podem trocar livros que não leem mais, alugar ou comprar por um preço mais em conta, garantindo assim o acesso à cultura e conhecimento a todos”, informa Anny Rosana Trindade, umas das idealizadoras do projeto. Ela conta que o Sebo do Lírio nasceu de um sonho projetado em conjunto com outras duas amigas, também apaixonadas pelo mundo da literatura, Tassiana Caroline Pereira e Renata Severo.


Com a pandemia, a maioria dos eventos no qual o Sebo estava presente foi cancelado e, em contrapartida, a procura por livros aumentou, já que as pessoas passaram a ter mais tempo em casa. Dessa forma, as opções para exposição dos exemplares se limitava à internet. “O espaço físico surge também a partir dessa demanda. Ainda hoje há quem prefira sentir o livro, folhear e conferir”, explica.


Semear

Entre os eventos em que o Sebo do Lírio estava ligado, está o projeto Semear - Encontro de Artistas Locais, que visa incentivar e abraçar a cultura local, sem fins lucrativos. “No ano passado desenvolvemos a primeira edição em parceria com outras iniciativas ligadas à cultura, com o propósito de expor o trabalho de artistas da nossa cidade e região, semeando a arte e o conhecimento. Pretendemos estender esse e outros projetos também para o ano de 2021”, detalha Anny Rosana.


Sebo do Lírio

Alguns dos exemplares disponíveis continuam sendo expostos na página Sebo do Lírio no Instagram. Por lá também é possível tirar dúvidas ou por meio do WhatsApp: (44) 2001-8697.

Para evitar aglomerações, atendimento presencial é realizado com hora marca (pelo Instagram ou WhatsApp), na Rua Santa Maria 4347, ao lado do Mercado Parati, no Conjunto Guarani.


Fonte:

Deixe seu comentário