Portal da Cidade Umuarama

PROGRAMAÇÃO

Programação da Paraná Educativa será retransmitido pela TV UP e TV Caiuá

A E-Paraná é uma emissora do Estado com programação educativa, artística, cultural, científica e informativa

Publicado em 05/12/2018 às 06:59

Estado firma parceria com emissoras da região para transmissão de conteúdo (Foto: AEN )

Cidades do Interior terão acesso ao conteúdo da Rede Paraná Educativa (TV Educativa) e, também, poderão divulgar suas potencialidades na rede pública de televisão paranaense. É o que possibilitará o convênio autorizado pela governadora Cida Borghetti e firmado nesta terça-feira (4) entre oito emissoras de televisão do Interior e a Paraná Educativa.

O documento foi assinado pelo secretário de Comunicação Social, Alexandre Teixeira, que é também presidente da Paraná Educativa, e dirigentes de emissoras de diversas regiões do Paraná. As TVs do Interior poderão retransmitir a programação da Paraná Educativa. A parceria também prevê troca de conteúdos.

Cida destacou que a Paraná Educativa é a emissora do Estado com programação educativa, artística, cultural, científica e informativa e tem a missão de contribuir para a divulgação do Estado e para a formação crítica do cidadão. “O convênio possibilitará o trabalho conjunto entre as emissoras e proporcionar à população o acesso ao conhecimento e a conteúdos relevantes em diversas áreas”, disse a governadora. “Além disso, também fortalecerá a arte e cultura regional, mostrando o potencial de cada localidade”, afirmou.

O secretário Alexandre Teixeira destacou que nesta gestão a Comunicação Social buscou fazer a interiorização governamental, seguindo orientação da governadora. “Com esse convênio é possível aumentar nossa área de abrangência aos poucos, com a possibilidade de alcançar o Paraná inteiro. A TV Paraná Educativa aumentou o número de produção local na grade da TV nesses oito meses. Quando assumimos havia menos de 10% de produção de conteúdo local, hoje temos 40% de conteúdo local”, afirmou o secretário.

CONVÊNIO - Participam do convênio a TV Caiuá (Umuarama e Cianorte); TV Mill (União da Vitória); TV Humaitá (Guarapuava e Ivaiporã); CATVE (Cascavel, Goioerê, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Corbélia, Ubiratã, Cafelândia, Santa Helena, Tupãssi e São José das Palmeiras); TV Evangelizar (atua no Brasil todo, através de parabólica, 120 emissoras irmãs, 49 retransmissoras em 3 capitais, Fortaleza, Olinda e São Luís, e Curitiba); TV UP (Umuarama); TV Unicesumar (Maringá); TV CARAJÁS (Campo Mourão).

De acordo com diretor-presidente da é-Paraná, Paulo Base, a ideia é trazer para a programação da Educativa novas produções e interiorizar o conteúdo veiculado pelo canal do Estado, com apoio de emissoras regionais que estão sendo chamadas para trabalhar em parceria.

“A ideia é que certas grades sejam utilizadas de forma comum, para que o Estado inteiro tenha acesso ao mesmo programa, mas também, que cada emissora possa absorver parte do conteúdo e replicar na sua emissora. A intenção é produzir cada vez mais conteúdos sobre o Paraná e viabilizar os produtos locais. Um conteúdo voltado aos paranaenses”, afirmou Base.

Para o diretor da TV Caiuá, Valentin Devaur Menossi, a iniciativa do Governo do Estado é inédita. “O Governo do Estado nunca havia procurado as TVs do Interior para uma parceria. Esse acordo representa a aproximação de todas as regiões do Estado por meio da cultura, da arte, da culinária, unificando o interior e a capital”, destacou. “A aproximação foi surpreendente, uma maneira de mostrarmos à população o que acontece no Estado. Estamos nos sentindo valorizados com essa integração, torcemos pela continuidade desse projeto”, disse a diretora da TV Mill, Hilda Roveda.

ALTA DEFINIÇÃO - Em abril, foi concluída a primeira etapa da implantação do Sistema Digital de Alta Definição. O Investimento foi de R$ 16 milhões na modernização do sinal e da infraestrutura.

Fonte:

Deixe seu comentário