Portal da Cidade Umuarama

Atenção, artistas!

Primeira Conferência Municipal de Cultura será realizada nesta sexta-feira

Como cidade núcleo, o evento também será aberto para artistas e produtores de cultura de cidades como Douradina, Icaraíma e Nova Olímpia

Publicado em 20/02/2023 às 09:23
Atualizado em

a Conferência será dividida em cinco eixos de trabalho principais e será realizada conforme cronograma proposto pela Lei n° 4.629, de 10 de fevereiro de 2023 (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Artistas, produtores culturais, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e promotores de cultura, em todas as suas formas, são convidados a participar da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Umuarama, que será realizada na próxima sexta-feira (24), das 13h30 às 17h, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert. Como cidade núcleo, o evento será aberto para participantes de Douradina, Icaraíma e Nova Olímpia.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Rosana Palhoto Dias, a Conferência será dividida em cinco eixos de trabalho principais e será realizada conforme cronograma proposto pela Lei n° 4.629, de 10 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura do Município de Umuarama. “Entre os objetivos, vamos discutir a cultura umuaramense nas suas dimensões cidadã, simbólica e de desenvolvimento, promovendo o debate entre os produtores de cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões”, aponta.

Ela conta que a pauta vai abordar os segmentos artísticos (dança, teatro, música, cinema, audiovisual etc.), a preservação da memória e história da região (patrimônio material e imaterial), literatura, cultura e transversalidade (como a cultura pode fortalecer o turismo, o meio ambiente, as ações da saúde e da educação, conversando com as outras pastas e outros segmentos), gestão da cultura e economia criativa e as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, entre outros temas”, detalha.

Rosana comenta ainda que a realização da Conferência de Cultura, proposta pelo prefeito Hermes Pimentel, é fundamental para propor estratégias para descentralizar e democratizar o acesso dos cidadãos à produção e os serviços culturais. “Esse encontro chega também para propor estratégias na gestão das políticas públicas de cultura, além de aprimorar e propor mecanismos de cooperação com a sociedade civil para fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de projetos que promovam a cultura em nossa cidade e região”, resume a secretária.

SERVIÇO – 1ª Conferência Municipal de Cultura – Data: 24/02/2023 – sexta-feira – Horário: das 8h às 17h – Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert – Inscrições e informações: (44) 3621-4112.

Veja o Edital completo sobre a Conferência de Cultural clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário