Portal da Cidade Umuarama

Prefeitura investirá R$ 10 milhões para recuperar asfalto em Umuarama

Publicado em 20/10/2017 às 05:33

Umuarama - A Prefeitura de Umuarama planeja recapear cerca de 160 mil metros quadrados de pavimento asfáltico em ruas e avenidas, nos próximos meses, com um investimento de R$ 10 milhões. O prefeito Celso Pozzobom informa que os recursos virão de emendas parlamentares, financiamento junto ao Programa Paraná Urbano, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), e contrapartidas com recursos próprios. Parte das obras já está em licitação.

Para o prefeito, trata-se de uma necessidade que não pode esperar. “Apesar de todos os nossos esforços, desde o início do ano, ainda temos muitas vias em situação precária na cidade – algumas delas recebendo grande movimento de veículos diariamente. O tapa-buraco é solução temporária, paliativa, então centramos os esforços em conseguir recursos para viabilizar o recape, este sim um serviço definitivo”, definiu Pozzobom.

Além do conforto e da segurança que avenidas e ruas em boas condições oferecem para a população, trata-se também de uma necessidade estrutural. “Umuarama tem ótimas perspectivas de futuro, é uma das 100 melhores cidades do país para atrair negócios e em breve teremos curso de Medicina, linha aérea regular e um Centro de Eventos de grande, que vai atrair visitantes de todo o Estado e até de fora. Por isso, precisamos adequar a nossa infraestrutura e garantir mobilidade para essas novas demandas, que, com certeza, ajudarão a desenvolver a cidade e contribuirão para a atração de novas indústrias e empreendimentos”, justificou.

Na última semana, o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, acompanhou o trabalho da empresa contratada pela Prefeitura para elaborar laudo técnico de redimensionamento de base, utilizando a chamada Viga Benkelman. O equipamento determina a deflexão do pavimento nas vias públicas do município e o laudo refere-se a uma área de 150.000m², conforme normas, condições e especificações preestabelecidas.

“Esse laudo é parte do contrato que o município firmou com a Sedu, para obras de recape por meio de financiamento. A aferição das condições do asfalto e da base permitem ajustar a espessura da capa asfáltica necessária para cada trecho, adequando o serviço às necessidades da referida via”, explicou Isamu. O projeto prevê a aplicação de uma camada com 3cm em média de CBUQ (massa asfáltica quente) com vibroacabadora. “Até o final do ano devemos definir o cronograma e avançar com as licitações, mas as vias já foram selecionadas”, acrescentou.

Fonte:

Deixe seu comentário