Portal da Cidade Umuarama

Alternativa

Piscicultura é apresentada a agricultores de Umuarama

Mais de 40 pessoas compareceram ao encontro no auditório do Paço Municipal

Publicado em 27/10/2017 às 01:36

A piscicultura ainda é pouco explorada no município e conta com um grande potencial de crescimento (Foto: Ilustrativa)

Pequenos agricultores de Umuarama foram reunidos na manhã desta quinta-feira (26) no auditório do Paço Municipal, para um encontro técnico sobre piscicultura, que é ainda pouco explorada no município e que conta com um grande potencial de crescimento devido ao retorno garantido para os produtores. O diretor de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, Elídio Pavan, convidou o agrônomo e professor da Unioeste, Aldi Feiden, para explicar a cadeia produtiva de peixes aos interessados e mais de 40 pessoas compareceram.

No próximo dia 9, a Secretaria de Agricultura fará uma visita técnica para conhecer os experimentos da Unioeste em Toledo, onde haverá um bate papo com a coordenação do curso de Engenharia de Pesca. A caravana também passará por Maripá, o município maior produtor de tilápia do Paraná, visitará o condomínio de agroenergia para agricultura familiar em Marechal Cândido Rondon e uma propriedade considerada exemplo de produção agroecológica no município e Pato Bragado.

A criação de peixes, a produção orgânica e o desenvolvimento e utilização de energias renováveis são temas que o prefeito Celso Pozzobom quer aprofundar com o setor produtivo. “Tanto a rentabilidade e segurança que a piscicultura proporciona quanto os benefícios ao meio ambiente tornam a atividade uma ótima alternativa para os nossos produtores, que dispõe de área para a implantação dos tanques e água para a criação. Vamos apoiar essa iniciativa”, comentou.

O professor Feiden orientou os agricultores a se organizarem em associações ou cooperativas, para que a produção aconteça em grande volume. Outra orientação é buscar parcerias com cooperativas instaladas no município, uma delas inclusive está ampliando sua planta de abate e processamento de peixes. “Umuarama é uma região com bastante água, rios, nascentes e uma boa geografia para os tanques. A piscicultura pode ser muito promissora, desde que atenda aos requisitos da indústria”, comentou.

O diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, destacou a necessidade de mecanizar o manejo dos tanques, utilizando as tecnologias disponíveis. “Por isso é importante a organização em associações ou cooperativas, que facilita a compra do maquinário, como aeradores, fábrica de ração e outros equipamentos”, afirmou. “Mas os produtores terão mais informações durante a caravana no próximo dia 9. Será um dia todo de atividades e muitos conhecimentos”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário