Portal da Cidade Umuarama

Arte

Paranavaiense participa de evento mundial de ginástica na Áustria

Ela se apresentou com a Cia Gímnica, da UEM, da qual faz parte. A Gymnaestrada reuniu cerca de 20 mil participantes, de mais de 50 países

Publicado em 11/09/2019 às 00:34
Atualizado em

Cia Gíminica. A paranavaiense, Eliane Barbosa, aparece em pé, no canto direito. (Foto: Arquivo pessoal)

A professora doutora do curso de Educação Física da Unespar, Eliane Josefa Barbosa, participou no mês de julho da 16ª edição do World Gymnaestrada, um dos mais importantes eventos do calendário da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que neste ano, foi realizado na cidade de Dornbirn, na Áustria.
Eliane começou no balé clássico aos 5 anos de idade e não largou mais a dança e a ginástica. Atualmente, faz parte do grupo de dança Maria Tereza, de Paranavaí, ministra as disciplinas de estágio e ginástica da Unespar e também faz parte da Cia Gímnica, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Foi com este grupo, composto por professores, alunos de graduação e de pós-graduação que ela foi representar o Brasil na Áustria. Ao todo, 13 integrantes da companhia o e dois técnicos viajaram para o evento.


A Gymnaestrada é o maior evento da Ginástica para Todos e  reuniu cerca de 20 mil participantes, de mais de 50 países, sem qualquer tipo de competição e avaliação formal. “É como se fosse os Jogos Olímpicos da ginástica, que acontece de quatro em quatro anos. Não é competitiva, porque é praticada por todos. É uma mistura de todas as ginásticas para representar o país na coreografia, mostrando a cultura do país por meio da música, da batida”, explica Eliane.  
O evento é fundamentado nas ginásticas artística, rítmica, acrobática, aeróbica e trampolim, mas também utiliza outros tipos de manifestações, como danças, expressões folclóricas e jogos. O tema deste ano do evento foi “Todos juntos mostrando suas cores”. O grupo brasileiro se apresentou com uma coreografia de quatro minutos”, em cinco palcos diferentes.

Veja o vídeo da apresentação:


Fonte:

Deixe seu comentário