Portal da Cidade Umuarama

INDEPENDÊNCIA

Organizadores definem os últimos detalhes do desfile de Sete de Setembro

Os grupos participantes percorrerão a Avenida Paraná entre as Praças Arthur Thomas e Santos Dumont

Publicado em 05/09/2018 às 05:35
Atualizado em

A secretária de educação orientou sobre a participação de cada grupo no desfile (Foto: PMU)

Os detalhes finais para a realização do desfile de Sete de Setembro em Umuarama foram definidos durante reunião na tarde desta terça-feira, 4, no anfiteatro da Prefeitura. Percorrerão a Avenida Paraná, entre as praças Arthur Thomas e Santos Dumont, um total de 51 grupos representando escolas municipais e estaduais, organizações civis e militares, clubes de serviço, associações e grupos diversos, totalizando cerca de 2.500 participantes.

O desfile – que começa às 9h da próxima sexta, 7, após a alvorada festiva na Praça Miguel Rossafa, com o hasteamento dos pavilhões – foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com outros setores da administração municipal e alguns parceiros. “Utilizaremos o espaço até a Miguel para organizar os blocos. Já a população poderá assistir ao desfile a partir da Arthur Thomas. Será um desfile marcante, bonito e muito participativo”, disse a secretária Maria Clory Zanferrari.

O prefeito Celso Pozzobom colocou toda a estrutura da Prefeitura à disposição para a comissão organizadora. “É uma satisfação resgatar o desfile do Dia da Independência, uma tradição que deixou de ser seguida há alguns anos em nossa cidade. E pelo que tenho visto, o nosso pessoal está preparando uma grande festa cívica que vai valer a pena ser prestigiada. Por isso, reforço o convite a toda a população, para que esteja na avenida na sexta-feira”, convidou.

Na reunião, a secretária da Educação orientou os representantes dos grupos que participarão do desfile a manter o ritmo de cada setor, ficar atento ao andamento do grupo anterior e conservar um espaço de quatro metros entre uma escola e outra. Também é importante chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência e encontrar o seu posicionamento na ordem de entradas. Os participantes receberam um croqui com suas posições e conheceram a equipe da secretaria que conduzirá as apresentações.

Serão três blocos distintos, começando pelas instituições militares, Polícia Civil, Guarda Municipal e fanfarra dos Desbravadores Bandeirantes de Umuarama (sete, ao todo); 18 escolas municipais e fanfarra do Colégio Estadual de Iporã; colégios estaduais, Secretaria de Esporte e Lazer, Associação de Futsal de Umuarama (AFSU), clubes de serviço, associações, grupos de motociclistas, veículos antigos e rebaixados, futebol americano, capoeira, escoteiros, UEM, Grupo Caminhando com Maria, da Paróquia São José Operário; frota da Prefeitura e associação equestre Cowboys do Futuro, encerrando as apresentações.

“O sucesso do desfile depende da participação e da organização de cada ala, bloco ou escola, mas desde já agraço em nome do prefeito Celso Pozzobom, o envolvimento e a disposição de todos que estarão conosco neste momento de relembrar um fato tão importante da nossa história, que é a independência do Brasil”, acrescentou Maria Clory, que em nome das escolas fez um agradecimento especial ao Tiro de Guerra 05.012, que levou instrução de ordem unida nas escolas municipais, preparando as crianças para a marcha no desfile.


Fonte:

Deixe seu comentário