Portal da Cidade Umuarama

Mutirão inicia limpeza do Cemitério Municipal de Umuarama

Publicado em 20/10/2017 às 05:59

Umuarama - Uma equipe de 10 servidores da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura juntou-se aos funcionários da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) e iniciou nesta quinta-feira (19) um grande mutirão de limpeza no Cemitério Municipal. Devido à quantidade de árvores de grande porte, periodicamente um volume considerável de folhas, flores e cascas se acumula entre os túmulos e nas vias internas, exigindo esforços concentrados para a limpeza.

A manutenção também visa preparar o cemitério para o Dia de Finados (2 de novembro), quando o local recebe um grande número de visitantes da cidade e região. “Neste ano, estamos com a expectativa de 30 mil pessoas, visitando túmulos de entes queridos sepultados em Umuarama, neste dia. Para garantir mais conforto e tranquilidade num momento importante como este, realizamos uma série de melhorias e ações, que incluem essa ampla limpeza”, disse o diretor da Acesf, Vicente Fernandes Resende.

O secretário de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, disse que o serviço deve se estender pela próxima semana. “Tem muitos resíduos acumulados. Além das folhas, flores e bagas das árvores, encontramos também entulho de construção. Há empresas que revestem ou constroem túmulos personalizados e deixam os restos de materiais jogados nas ruas do cemitério, aumentando o volume de resíduos”, lamentou.

As equipes também estão limpando o entorno do cemitério, onde já foram roçados os canteiros e recolhida a grama cortada. A Diretora de Trânsito de Umuarama (Umutrans) também reforçou a sinalização horizontal e está repintando todas as faixas de pedestres nas imediações do campo santo. Se tempo não atrapalhar, o meio-fio também deve receber uma pintura nas proximidades.

Vicente Resende reafirma a população a atenção com os prazos para serviços no interior do cemitério. Dia 20 termina o prazo para consertos, reformas e pintura de túmulos. A semana de 20 a 27 deste mês é destinada à limpeza. Dia 27 esgota-se o período para comerciantes protocolarem pedidos para licenciamento de barracas e pagamento de taxas.

Em 1º de novembro, pela manhã, a Umutrans interditará o trânsito na Parigot de Souza (sentido ao Bosque dos Xetá), para montagem das barracas dos feirantes, que poderão vender flores, velas, alimentos prontos, sucos e refrigerantes. Está proibida a venda de bebida alcoólica. No final da tarde será realizado o Terço dos Homens (celebração mariana) a partir das 19h, na praça central do cemitério, com o cruzeiro iluminado e o apoio da Guarda Municipal.

A missa do Dia de Finados será realizada às 10h do dia 2, em um altar improvisado à frente dos portões do cemitério, no cruzamento da Avenida Parigot de Souza com a rua Cambuí. As visitas poderão ser realizadas durante todo o dia.

Fonte:

Deixe seu comentário