Portal da Cidade Umuarama

LEITURA

Leia Mulheres realiza primeiro encontro em Umuarama neste sábado

Frankenstein, de Mary Shelley foi a primeira obra escolhida para ser debatida. Todo mês será definido um livro de fácil acesso, escrito por mulheres

Publicado em 17/01/2020 às 00:34

(Foto: Reprodução / Colorindo Nuvens)

A partir desta semana, Umuarama passará a contar com o projeto Leia Mulheres, que visa motivar e estimular a leitura de obras literárias escritas por escritoras mulheres. O primeiro encontro está agendado para acontecer neste sábado (18), no Le Petit Chéri, às 18h, e irá discutir o clássico Frankenstein, de Mary Shelley.

A iniciativa existe desde 2015 no Brasil e foi criada pelas amigas Juliana Gomes, Juliana Leuenroth, Michelle Henriques, em São Paulo. Inspiradas pela #readwomen de 2014 criada pela Joanna Walsh - escritora britânica- que publicou no The Guardian uma provocação: questionar as pessoas sobre a quantidade de livros que possuíam, quantos deles eram escritos por mulheres. Desde então, o Leia Mulheres ganhou adeptos em várias cidades do Brasil. No Paraná, a iniciativa já está presente em Toledo, Maringá, Campo Mourão, Londrina, Curitiba, e, agora, em Umuarama.

Jaqueline Menezes é a responsável por organizar e iniciar o projeto na Capital da Amizade. Segundo ela, a intenção é promover a leitura de mulheres por mulheres. Os homens também são bem-vindos: “é um clube de leitura aberto a todos, queremos dar visibilidade a essas grandes escritoras, muitas vezes, pouco valorizadas pelo mercado editorial”.

Os encontros acontecerão uma vez por mês, e irão discutir uma obra definida no encontro anterior pelos participantes. “A roda de conversa pretende ser dinâmica, orgânica e bastante aberta. Não precisa ser nenhum crítico literário pra participar, só chegar e trocar a experiência de leitura, compartilhar com o grupo a forma como aquela determinada obra conversou com o leitor. Quem não quiser falar, também pode participar como ouvinte”, explica.

Leia Mulheres - Umuarama

Entrada Gratuita
Data: 18 de janeiro
Horário: 18h
Local: Le Petit Chéri (Avenida Maringá, 5429).  


Fonte:

Deixe seu comentário