Portal da Cidade Umuarama

Páscoa

Igreja Luterana mantém tradição com ovos decorados e recheados com amendoim

Coloridos e pintados à mão, os ovos são confeccionados por membros da igreja, que se unem há 19 anos na produção

Publicado em 10/04/2019 às 00:36
Atualizado em

As cascas de ovos são pintadas manualmente com muito cuidado e com cores diversas (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Além dos ovos, há opções outros presentes alusivos a data, como almofadas, coelhinhos e guardanapos (Foto: Reprodução Redes Sociais )

Os ovos de Páscoa estão cada vez mais gourmetizados, há uma infinidade de sabores, formatos, tamanhos e estilos diferenciados nos supermercados e casas de chocolate. O ato de dar e receber ovos nesta época do ano possui um forte apelo comercial e está longe de deixar de ser uma tradição.

Entre as crianças, especialmente, o presente é indispensável e motivo de grande alegria. A tradição dos ovos de Páscoa tem um significado diferente para a Igreja Luterana de Umuarama, que há 19 anos mantém vivo o costume de produzir ovos – de verdade – pintados à mão e recheados com amendoim. 

Membros da Igreja se dedicam na produção dos ovos, momentos de integração e trabalho em equipe

Os trabalho manual é feito pelas mulheres da igreja que, cuidadosamente higienizam as cascas de ovos de galinha e pintam. Segundo Ana Flávia Proscholdt, coordenadora do departamento feminino da igreja, um mercado de Umuarama permite que uma das responsáveis pela produção fique na padaria abrindo os ovos com cuidado para que não se quebrem. Em seguida, o recheio é preparado: um delicioso amendoim caramelizado e crocante. Os trabalhos iniciaram em fevereiro: “é uma atividade que integra e confraterniza toda a igreja, a congregação se envolve nos processos”, diz a coordenadora, complementando que a última etapa é encher as cascas e colocar na embalagem. 


Origem e Significado

Para a religião o ovo simboliza a vida e a ressurreição em Cristo. O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa, são uma tradição milenar, onde o antigos costumavam pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. “O costume de pintar ovos e dar de presente na Páscoa tem várias origens na igreja cristã uma delas é não somente o início da vida mas igualmente o futuro da vida”, explica Ana Flávia. 

Valor Social

Todo o valor angariado com o lucro das vendas dos ovos são revertidos e reinvestidos nos projetos sociais que são mantidos pela Igreja Luterana. Portanto, quem adquiri, além de saboreá-los, também está contribuindo com ideais filantrópicos. 

Como comprar

A caixa com uma dúzia é vendida a R$ 20.  Para adquirir basta entrar em contato pelo telefone (44) 9771-5154 ou procurar a Igreja Luterana, situada na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca 3170, Zona 1. 


Fonte:

Deixe seu comentário