Portal da Cidade Umuarama

beleza no céu

Fenômeno halo solar aparece e chama atenção no céu de Umuarama nesta sexta

O sol com bordas de arco-íris é um fenômeno óptico considerado raro por especialistas

Publicado em 14/02/2020 às 08:19

Halo solar se formou e foi admirado por umuaramenses na manhã desta sexta (14) (Foto: Mayara Cristina)

O sol amanheceu um pouco diferente e chamando a atenção dos umuaramenses nesta sexta-feira (14). É que um fenômeno meteorológico conhecido como halo solar foi observado, formando um arco-íris ao redor do sol. O registro enviado para o Portal da Cidade Umuarama foi feito pela fotógrafa Mayara Cristina.

Ela lembra que já conseguiu fotografar o fenômeno em duas outras ocasiões. “É sempre muito bonito. Dessa vez, estava indo para o trabalho, percebi as nuvens do tipo Cirrostratus (nuvens largas, finas e transparentes, encontradas em altas altitude) e imaginei que iria formar um belo halo, e só fiquei aguardando”, relata.

Como se forma

O aparecimento do halo solar é considerado raro por especialistas, pois é preciso a combinação de condições exatas para a sua formação. Ele ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais


Fonte:

Deixe seu comentário