Portal da Cidade Umuarama

PIDCOKE

Expo presta homenagem a missionário pioneiro na criação de quarto de milha

Mister George, como era conhecido, nominará a galeria Quarto de Milha do parque de exposições Dario Pimenta Nóbrega

Publicado em 06/03/2019 às 06:19

Mister George retornou para os Estados Unidos em 2016 e faleceu em março de 2017 (Foto: Assessoria SRU)

A organização da 45ª Expo Umuarama prepara uma linda homenagem para o missionário norte-americano George Hartley Pidcoke, criador pioneiro de cavalos quarto de milha no noroeste do estado. Pidcoke residiu por décadas na região de Umuarama e retornou para os EUA para usufruir da aposentadoria ao lado de uma das filhas. Ele faleceu no ano retrasado, aos 82 anos.

Mister George, como era conhecido, nominará a galeria Quarto de Milha do parque de exposições Dario Pimenta Nóbrega. “O espaço foi criado recentemente. A primeira denominação foi galeria dos garanhões. Prestamos homenagens itinerantes e a primeira foi para o pioneiro Tico Bonalumi. Agora é a vez da justa homenagem a Mister George”, explica Cleuza dos Santos, da Sociedade Rural.

Para coroar a iniciativa, o objetivo é trazer as duas filhas consanguíneas do homenageado, que residem nos Estados Unidos. “Convidaremos Heather e Heidi Hartley para essa ocasião especialíssima”, ressalta Cleuza dos Santos.

Visionário humanista 

George Hartley Pidcoke chegou ao Brasil em 1962, aos 37 anos, vindo do Texas. Incursionou pelo norte novíssimo do Paraná, que tinha Umuarama como expoente do programa de urbanização empreendido pela Companhia Melhoramentos.

Mister George fixou residência e trabalhava em uma fazenda, com o objetivo de gerar recursos financeiros para doar a instituições cristãs. Adquiriu notoriedade rapidamente e um de seus primeiros gestos em território brasileiro foi adotar nove crianças carentes.

Mas também foi pioneiro na criação de cavalos quarto de milha, importando, em 1966, o primeiro garanhão, Uncle We. A partir daí, iniciou melhoria genética em matrizes comuns com o propósito de buscar docilidade e força nos cavalos selecionados para trabalho na pecuária das fazendas da Colaboradores do Brasil, onde atuou por muitos anos.

Após a aposentadoria, Mister George retornou para os Estados Unidos, em 2016, para morar com uma das filhas, Heather Pidcoke. Faleceu em San Antonio, em março de 2017


Fonte:

Deixe seu comentário