Portal da Cidade Umuarama

TRADIÇÃO

Dia de Reis: data que encerra celebrações natalinas tem importância cultural

Na tradição católica, 6 de janeiro é o dia em que se encerram os festejos natalinos e a árvore de natal é desmanchada. Já desmontou a sua?

Publicado em 06/01/2022 às 14:14
Atualizado em

Companhia de Folia de Reis Silvério do Carmo durante festejos no ano de 2021 (Foto: Luiz Fernando Delgado/ Umuarama Ilustrado)

Na tradição cristã, 6 de janeiro, é o dia em que os três Reis Magos visitaram o menino Jesus depois de seu nascimento. A Folia de Reis é uma manifestação cultural e religiosa trazida pelos portugueses. Assim como em Cruzeiro do Oeste, outras cidades da região de Umuarama comemoram o ‘Dia de Reis’, em algumas, a data é também ponto facultativo. Muitas cidades Brasil afora mantêm a tradição com companhias de Folia de Reis.

Belchior, Gaspar e Baltazar, convertidos em santos pela Igreja Católica, teriam saído do Oriente se guiando por uma estrela e levavam três presentes: ouro, incenso e mirra. Para os devotos, a data da chegada dos reis magos ao destino final é quando se encerram os festejos natalinos, que começam quatro domingos antes do 25 de dezembro, dia atribuído ao nascimento de Jesus Cristo. Dessa forma, nesta quinta-feira (06) é também o dia em que a árvore de Natal é desmontada e os enfeites, guardados.

Em Cruzeiro do Oeste, a Companhia de Folia de Reis Silvério do Carmo segue anualmente desde 1962 realizando os festejos tradicionais, percorrendo bairros da cidade transmitindo a fé e a cultura sertaneja. Os foliões seguem caminhando pelas casas segurando bandeiras, acompanhados de músicos e palhaços, sempre com alegria e festejando a visita dos Reis Magos em Belém.


Fonte:

Deixe seu comentário