Portal da Cidade Umuarama

Cultura

Curitiba Cia de Dança apresenta dois espetáculos especiais em Umuarama

As apresentações serão gratuitas no Centro Cultural Vera Schubert, nos dias 9 e 10, sempre às 20h

Publicado em 03/09/2022 às 09:10

Uma das mais premiadas e respeitadas companhias de danças do Paraná chega a Umuarama (Foto: Divulgação)

Uma das mais premiadas e respeitadas companhias de danças do Paraná chega a Umuarama na próxima semana com dois espetáculos especiais: ‘Relações’ e ‘Dançando Villa’, ambos com direção-geral e artística de Nicole Vanoni, da Curitiba Companhia de Dança. As apresentações serão gratuitas no Centro Cultural Vera Schubert, nos dias 9 e 10, sempre às 20h.

Rosana Palhoto Dias, diretora da Fundação Cultural de Umuarama, conta que, além das apresentações, também serão realizadas três oficinas de dança: a primeira, no dia 8 (quinta-feira), de dança contemporânea, com a professora Tatiana Araújo, a segunda no dia 9 (sexta-feira), de ballet, com o professor Davi Lopes, e a terceira no dia 10 (sábado), de dança contemporânea especial para professores, com Nathália Tedeschi. “Todas as oficinas também são gratuitas”, detalha.

Ela conta que não serão abertas inscrições ou matrículas para as oficinas, já que serão por ordem de chegada. “São 30 vagas por oficina, desta forma, as 30 primeiras pessoas, com idade a partir de 12 anos, que chegarem, ficarão com as vagas. Vale destacar que as aulas serão sempre das 9h30 às 11h30 no Centro Cultural”, indica.

O espetáculo de dança contemporânea ‘Relações’, concebido em 2018, é uma montagem que busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações. “A apresentação aborda o desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Mas em um segundo momento traz lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo”, detalha o coreógrafo carioca Carlos Laerte, que trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo.

Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo, que terá duas apresentações em Umuarama: na quinta e na sexta (8 e 9). “Não é necessário fazer a retirada do ingresso na secretaria da Fundação Cultural: as portas serão abertas ao público, sem custo algum”, diz Rosana.

Já o espetáculo ‘Dançando Villas’ faz uma referência às cirandas criadas pelo compositor Heitor Villa-Lobos. “Trata-se de uma referência à música, vida e personalidade de Villa-Lobos, que abriu os ouvidos e o coração para o Brasil, para a cultura popular brasileira. Nicole Vanoni e Rosa Antuña buscam trazer lampejos das danças brasileiras, aliados a um estado corporal de entrega e à uma alma de sinceridade para a diversa e vasta cultura brasileira”, conta a bailarina Nathália Tedeschi, que também oferecerá uma oficina de dança na cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário