Portal da Cidade Umuarama

PALCO

Coro Cênico Unipar se prepara para novo musical inspirado na cantora Rita Lee

Com 30 participantes, grupo conta com voluntários e bolsistas do Projeto de Iniciação Artística da instituição

Postado em 07/05/2019 às 10:19 |

Ensaios começam com aquecimento vocal e exercícios de respiração (Foto: Assessoria Unipar)

A Universidade Paranaense – Unipar conta com diversos projetos que têm o objetivo de promover a arte no contexto universitário e a convivência entre estudante e comunidade. Entre eles, está o Coro Cênico Unipar, da Unidade de Umuarama, que agora está se preparando para um musical biográfico da artista Rita Lee.

O grupo de 30 integrantes, formado por acadêmicos, entre eles bolsistas do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), e outras pessoas da comunidade, já está realizando os ensaios para o espetáculo, com previsão de estreia para o segundo semestre.

O regente do coral e músico Marco Aurélio conta que a escolha da homenagem à Rita Lee se deu por ela ser uma artista atemporal e uma mulher muito forte: “Nunca produzimos um musical embasado em uma artista mulher e acredito que este seja um momento oportuno para isso. Diante de tantos noticiários relatando atrocidades e abusos contra a mulher, o musical pretende também levar a reflexão do papel da mulher na sociedade”.

Segundo Marco, o musical irá relatar sucintamente a vida de Rita e sua obra musical, envolvendo elaboração de roteiro, figurinos, cenário, coreografias e uma banda ao vivo. “Todo esse processo tem a colaboração de bolsistas e voluntários e, sem eles, jamais seria possível realizar”, afirma.

Os acadêmicos Nicole Fernanda Manduca e Rafael Dutra são bolsistas do Pibia e fazem parte do projeto. Nicole, do curso de Direito, conta que escolheu participar do coral “pois gosta de cantar, mas sempre foi tímida e, com as apresentações, tem perdido a vergonha de cantar em público”.

Já Rafael, do curso de Odontologia, explica que entrou no coral para fazer algo diferente da rotina acadêmica: “É uma forma de relaxar fazendo o que eu mais gosto que é cantar. Além disso, o coral nos proporciona oportunidades de apresentarmos e participarmos de vários eventos musicais”.

A acadêmica de Pedagogia da Unopar Larissa Cirqueira participa do coro como voluntária e fala que a paixão pelo projeto começou há muito tempo: “Há dois anos entrei para o teatro e, desde então, tive vontade de participar de mais atividades culturais. Quando vi as apresentações do Coro Unipar eu me encantei e decidi entrar”.


Fonte:

Deixe seu comentário