Portal da Cidade Umuarama

Construção civil reage e aprovação de projetos tem melhor mês do ano em junho

Publicado em 08/07/2017 às 07:33

Umuarama - A construção civil projeta um ótimo desempenho para os próximos meses, em Umuarama. O setor, que movimenta a economia através da compra e venda de terrenos, aquisição de materiais de construção e geração empregos, com a contratação de mão de obra, teve o maior volume mensal de aprovação de projetos de 2017 em junho, com a autorização para 45.150 metros quadrados de obras. Para efeito de comparação, até então o melhor desempenho havia sido obtido em março, com pouco mais de 27 mil m² – ou seja, o mês passado atingiu quase o dobro do volume de projetos aprovados no melhor mês do ano.

O índice de junho só é superado pelos meses de setembro nos anos de 2013 (80,5 mil m² aprovados) e 2014 (94,4 mil m²), que foram os melhores meses do setor na história recente de Umuarama. “De 2008 para cá, esse foi o terceiro melhor mês para a aprovação de projetos, o que representa uma grande confiança da população na recuperação da economia e no crescimento da cidade. Aquecer a construção civil significa atrair investimentos, movimentar o comércio e gerar empregos”, analisou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

O prefeito Celso Pozzobom, satisfeito com os resultados, vai mais longe. “Não foi surpresa ver a confiança voltar ao setor. Aos poucos as ações administrativas que estamos realizando, com todo o planejamento e o tempo certo, estão melhorando a confiança da população e trazendo de volta a esperança, apesar do momento conturbado que o país atravessa”, disse.

Para o prefeito, os efeitos desse reaquecimento são positivos e superam o campo da construção civil. “Os reflexos serão sentidos no comércio como um todo. Além dos benefícios já citados, uma casa nova, um apartamento ou uma sala comercial exigem móveis novos, eletrodomésticos, eletrônicos, decoração e outras demandas que movimentam também o setor de serviços. Com as obras acontecendo, cria-se um efeito cascata positivo e boa parte da economia acaba favorecida, gerando benefícios também para a arrecadação do município”, completou.

Com o desempenho de junho, a aprovação de projetos já acumula um total de 134 mil m² de obras autorizadas no ano, o que perfaz uma média mensal de 22,3 mil m² – já superior à média do ano passado, que foi de 19,4 mil m². “Ainda temos um período complicado para passar na política nacional e, em menor ou maior nível, a cidade sente os efeitos da economia do país. Mas é muito estimulante ver que a população local está acreditando na cidade e apostando na casa própria, no apartamento ou em novos prédios comerciais. Como o trabalho sério que estamos realizando na condução do município, esperamos que essa confiança aumente ainda mais”, encerrou Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário