Portal da Cidade Umuarama

Cemitério de Umuarama tem prazo para serviços até o Dia de Finados

Publicado em 17/10/2017 às 02:43

Umuarama - A população deve ficar atenta aos prazos para ações às vésperas do Dia de Finados em Umuarama, principalmente com relação aos serviços que podem ser realizados no Cemitério Municipal. O alerta é do diretor Vicente Fernandes Resende. “A programação visa organizar o local para que as visitas ocorram com tranquilidade no dia 2. Esperamos cerca de 30 mil visitantes da cidade e região, que contam com entes queridos aqui sepultados”, afirmou.

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) vem implantando uma série de melhorias para que os visitantes tenham mais comodidade não apenas no período de Finados, como também em outras datas em que ocorrem grandes visitações. Nos últimos meses, por orientação do prefeito Celso Pozzobom, os banheiros foram ligados à rede de coleta e tratamento de esgoto da Sanepar, o que permitiu eliminar fossas sépticas dentro do cemitério.

A cruz e a praça central, onde visitantes rezam e queimam velas em memória dos finados, passaram por uma reforma completa. A Acesf reforçou a estrutura do cruzeiro e aumentou o anel lateral, que durante a visitação terá um espelho d'água para que a parafina não grude no piso, o que facilitará a limpeza. A mudança inclui um ‘degrau’ para queima de velas e a implantação de canaletas com areia lavada na calçada da praça. O cruzeiro recebeu pintura com tinta refletiva e iluminação. Os bancos de madeira, no entorno da praça, foram reformados.

“Nossa equipe mantém a limpeza constante das ruas e espaços entre os túmulos. Recentemente, fizemos a pintura da sede administrativa, da parte interna das capelas mortuárias, muros e reparos nas calçadas. Eliminamos uma erosão e completamos os reparos nos banheiros e corrimãos, além do meio-fio”, acrescentou Resende. Nesta semana, foi construído um palco próximo à praça.

Acesf está instalando quatro caixas d'água, que aumentarão a capacidade de armazenamento de 1 mil litros para 13 mil litros, com o objetivo de eliminar a falta de água nos períodos de grande fluxo de pessoas. “Duas caixas de mil litros cada vão servir os banheiros e as demais (de 5 mil litros) foram posicionadas em locais de fácil acesso – próximo à entrada do cemitério e ao lado dos banheiros – para facilitar a limpeza dos túmulos”, completou o diretor.

Prazos

O próximo dia 20 é o último dia para consertos, reformas e pintura de túmulos. A semana de 20 a 27 deste mês é destinada à limpeza geral do cemitério, com equipe da Acesf e pessoal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Dia 27 termina o prazo para os comerciantes protocolarem pedidos para licenciamento de barracas e pagamento de taxas.

No dia 1º de novembro, pela manhã, a Umutrans interditará o trânsito na Avenida Parigot de Souza, sentido ao Bosque dos Xetá, na parte da frente do cemitério, para a montagem das barracas dos feirantes. Está autorizada a venda de flores, velas, alimentos, suco de frutas e refrigerantes, e está proibida a venda de bebida alcoólica.

Na parte da tarde, ainda no dia 1º, será realizado o Terço dos Homens – celebração mariana – a partir das 19h, na praça central do cemitério, com o cruzeiro iluminado e o apoio da Guarda Municipal. A missa do Dia de Finados será realizada às 10h do dia 2, em um altar improvisado diante dos portões do cemitério, no cruzamento da Avenida Parigot de Souza com a rua Cambuí.

Fonte:

Deixe seu comentário