Portal da Cidade Umuarama

CURITIBINHA

Cartunista umuaramense concorre a prêmio nacional de quadrinhos

Com o Álbum Curitibinha Volume 1, Marcos Vaz está indicado na categoria Melhor Lançamento de 2017

Publicado em 10/01/2018 às 02:18

Personagem criado pelo umuaramense Marcos Vaz comemora em 2018 jubileu de prata (Foto: Divulgação)

Criador do famoso personagem Umuaraminha - símbolo oficial de Umuarama - o cartunista Marcos Vaz está concorrendo ao Troféu Prêmio Angelo Agostinho, uma das mais importantes premiações de quadrinhos do país. O Álbum Curitibinha Volume 1 participa de uma votação aberta ao voto popular na categoria Melhor Lançamento de 2017.   

O personagem criado em 1993, em homenagem aos 300 anos da capital do Paraná está comemorando 25 anos.  Ao longo de sua história, o Curitibinha foi utilizado em jornais educativos, revistas e álbuns para ressaltar a história, cultura e cidadania, características fortes do cartunista umuaramense.



Lançado em dois volumes, o Álbum Curitinha reúne histórias em quadrinhos, conteúdo educativo e entretenimento com o cenário da capital paranaense ao fundo. "Participar desse prêmio é muito importante, pois são 25 anos desse personagem. Como o voto é popular estou fazendo uma campanha em Curitiba e em Umuarama, que são as minhas bases", comenta Vaz. 

Para votar basta acessar o link e digitar no campo "Melhor Lançamento de 2017", a resposta: Álbum Curitibinha Volume 1.

O prêmio

O prêmio recebe o nome de Angelo Agostini, criador da primeira história em quadrinhos brasileira, "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", publicada em 1869. Desde 1984, homenageia profissionais da área, tendo como objetivo “o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional”.

 

Fonte:

Deixe seu comentário