Portal da Cidade Umuarama

Cultura e saber

Biblioteca Itinerante abre programação nesta quinta em Umuarama

A Biblioteca Itinerante é montada dentro de um ônibus decorado e equipado especialmente para a leitura

Publicado em 03/05/2018 às 07:43

O ônibus chega a receber 10 mil visitas em cada ano (Foto: Arquivo/PMU)

Começa nesta quinta-feira (3) às 9h, mais uma temporada do projeto Biblioteca Itinerante – Caminhos do Saber, que neste ano tem como tema “O Superpoder da Literatura”. O roteiro começa pela Escola Municipal Analides de Oliveira Caruso, localizada no Parque Industrial. Sob a coordenação da professora e escritora Ângela Russi, a Biblioteca Itinerante – montada dentro de um ônibus decorado e equipado especialmente para a leitura – segue na próxima semana para a Escola Municipal ângelo Moreira da Fonseca (segunda e terça) e depois para a Escola Manuel Bandeira, nos dias 9 e 10 de maio.

“A agenda está sendo finalizada, mas nossa ideia é passar por diversas escolas levando apresentações de teatro de bonecos, brincadeiras, atividades de lazer e muita leitura para crianças de todas as faixas etárias”, destacou a professora Ângela. O prefeito Celso Pozzobom, vereadores e autoridades são esperados para prestigiar o lançamento deste importante projeto da Secretaria Municipal da Educação, que conta com alguns parceiros.

Para o prefeito é uma alegria imensa participar do evento e ver a felicidade das crianças. “É gratificante ver o empenho da equipe da Secretaria da Educação, professores e em especial da equipe da Biblioteca Itinerante, que leva cultura para todos os cantos da cidade. Não devemos economizar quando se trata investir em estrutura, projetos e atividades para o desenvolvimento cultural e social dos nossos alunos”, destacou o prefeito Pozzobom.

Para a secretária Maria Clory, a professora que concebeu o projeto, Marilene Maldonado, e a coordenadora Ângela Russi estão de parabéns pela brilhante condução ao longo dos anos. “O ônibus chega a receber 10 mil visitas em cada ano, distribui cultura e divulga obras e autores brasileiros. Isso é maravilhoso e toda a equipe está de parabéns”, completou Clory, agradecendo o apoio do Sesc/Umuarama e da Universidade Paranaense (Unipar), através dos estagiários, e demais parceiros.

Neste ano, a novidade – além do tema inédito – é a parceria com a Associação Umuaramense de Letras e Artes (AULA), pela qual ser´possível trocar livros em um espaço destinado a esse fim no ônibus da Biblioteca Itinerante. O leitor vai chegar com uma obra que já ler e poderá trocá-la por outra em definitivo. A estante da Troca Literária terá espaço fixo no ônibus e um acervo de livros doados pela AULA justamente para a troca. “São autores nacionais e também grandes clássicos da literatura, romances, etc. Não vai falta opção para uma boa leitura, basta deixar um livro como doação e escolher a sua próxima leitura entre a variedade disponível”, convidou Ângela Russi.

Fonte:

Deixe seu comentário