Portal da Cidade Umuarama

Cultura

Aulas de canto e teatro estão de volta ao Centro Cultural Schubert de Umuarama

Inscrições para formação dos grupos teatrais já estão abertas e para os de corais começam segunda-feira

Publicado em 03/02/2023 às 10:25

O Centro Cultural fica na avenida Rio Branco n° 3633, no Centro Cívico, ao lado da Prefeitura (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A Fundação Cultural de Umuarama anunciou nesta quinta-feira (2) que voltará com aulas gratuitas de canto e de teatro no Centro Cultura Vera Schubert. As matrículas para a composição dos grupos teatrais já estão abertas e as inscrições para as audições para as oficinas de canto coral terão início na próxima segunda-feira, dia 6 e vão até o dia 24. O horário de atendimento é sempre das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A secretária de Cultura, Rosana Palhoto Dias, destaca que todas as vagas são limitadas, por isso os interessados devem se apressar para fazer as inscrições. “Para as aulas de teatro a idade mínima é de 8 anos, já para as oficinas de canto coral são três turmas: para o Coral Infantil é preciso ter 8 anos, para o Coral Municipal ter 18 anos completos e para o Coral Schubert é preciso ter 14 anos”, explica.

Outro ponto destacado pela secretária é com relação às datas da realização das audições para a escolha dos novos participantes dos corais. “Quem quiser participar do Coral Infantil deve se apresentar para a audição no dia 28 de fevereiro às 20h; as audições para o Coral Municipal serão no dia 27 de fevereiro às 19h e as audições para quem quer fazer parte do Coral Cia Schubert será dia 4 de março às 13h30, no Teatro Vera Schubert”, detalha.

De acordo com o maestro Marco Aurélio Tavares, professor regente dos corais, serão feitas audições, que são uma espécie de testes musicais, porém não é preciso ter experiência em canto. “Para o Coral Municipal são duas aulas por semana (às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h), já para os outros grupos os encontros acontecem uma vez por semana (aos sábados, a partir das 13h). Vale lembrar que as aulas já vão começar no próximo dia 13”, alerta o professor.

Vinícius Guerra, professor e diretor teatral, este ano serão disponibilizadas vagas para a composição de três novos grupos de teatro, para idades variadas e com aproximadamente 20 integrantes por trupe. “Os interessados terão inicialmente aulas de interpretação, expressão corporal, oratória e improvisação, entre outras áreas específicas das artes cênicas. Posteriormente farão parte de elencos nos espetáculos apresentados pela companhia”, conta.

O professor acrescenta que não há testes de elenco, mas todos os interessados passarão por um processo de preparação. “As aulas têm início já na próxima segunda-feira (13) nas dependências da Fundação Cultural de Umuarama. São duas aulas durante a semana e neste ano elas serão às segundas e quartas e os horários serão definidos após o período de inscrições”, especifica.

Para fazer as inscrições é necessário apresentar-se pessoalmente levando RG, CPF e comprovante de residência e, no caso de crianças (menores de idade), os pais ou responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento ou RG, além dos próprios documentos pessoais. “O Centro Cultural fica na avenida Rio Branco n° 3633, no Centro Cívico, ao lado da Prefeitura. “Quem precisar de mais informações também pode entrar em contato pelo telefone (44) 3621-4112 ou enviar e-mail para fundacaocultural@umuarama.pr.gov.br”, finaliza Rosana.

Fonte:

Deixe seu comentário