Portal da Cidade Umuarama

Áreas públicas de Umuarama ganham mais 200 mudas de ipês

Publicado em 24/10/2017 às 06:10

Umuarama - O prefeito Celso Pozzobom, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, e outros parceiros ajudaram a plantar, no último sábado (21) cerca de 200 mudas de ipês que nos próximos anos vão colorir o ambiente com flores roxas, amarelas e brancas. Desta vez, os locais escolhidos foram o Lago Tucuruvi e o Bosque dos Xetá, na região central de Umuarama. Parte das mudas foi adquirida pela Prefeitura e o restante doado pelo Rotary Club e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O plantio faz parte das ações de reflorestamento de áreas públicas com mudas nativas, priorizando o ipê – reconhecido como árvore símbolo de Umuarama. “Estamos plantando essas mudas para recuperar áreas degradadas e também substituir plantas exóticas que ocupam espaços públicos. Já fizemos dois cultivos no entorno do Lago Tucuruvi, outro na Praça Odete Mossurunga (saída para Xambrê) e agora no Bosque dos Xetá, com outras espécies nativas”, disse o prefeito Celso Pozzobom. No Dia da Árvore, o bosque também recebeu dezenas de mudas de peroba e outras espécies.

O diretor Elídio Pavan lembra que o plantio integra o projeto de arborização e revitalização das praças e canteiros centrais, definido pelo prefeito Celso Pozzobom. Nos próximos três anos serão plantadas 5 mil mudas de ipê. “Num futuro próximo, teremos uma grande variedade de cores nas nossas praças, canteiros e espaços públicos. Encomendamos recentemente 2 mil mudas de ipês de flores amarelas, brancas, rosas e roxas e estamos plantando em diversos locais – como o entorno do Tucuruvi, no Parque D. Pedro, na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca e outros pontos da cidade”, disse.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente planeja arborizar com ipês a Avenida Alexandre Ceranto (entrada do Jardim São Cristóvão), entorno do antigo Complexo Poliesportivo, Avenida Manaus e Praça São Vicente Palotti, entre outros locais. “As mudas, plantadas com fertilizantes e adubo, serão bem cuidadas, com manejo correto para que se desenvolvam naturalmente. Em um ano, algumas dessas mudas já devem produzir as primeiras flores”, completou o prefeito Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário