Portal da Cidade Umuarama

Clandestino

Vigilância em Saúde e MP interditam abrigo de idosos que funcionava em Umuarama

Proprietária do abrigo irregular já manteve outra casa atendendo clandestinamente no Alto São Francisco, que foi interditada há cerca de 30 dias

Publicado em 07/06/2023 às 11:20

Após vistoria, foi constatado que a casa abrigava de forma clandestina seis idosos acamados (Foto: Assessoria)

A fiscalização da Diretoria de Vigilância em Saúde do município recebeu denúncia de mais uma instituição de longa permanência de idosos atuando de forma precária na tarde desta terça-feira (06). Após a vistoria, que teve o acompanhamento de representantes do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), foi constatado que a casa abrigava de forma clandestina seis idosos acamados. O imóvel atuava no Parque Tarumã.

A diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, lembrou que esta foi a segunda ação do gênero que resultou em interdição. O outro caso aconteceu em uma pousada na região central de Umuarama, que abrigava 74 idosos em condições impróprias. “Essa instituição tem prazo até sexta-feira (8) para transferir todos os internos e iniciar as readequações. Já a casa no Tarumã é clandestina, ou seja, não poderia funcionar”, explicou.

De acordo com a equipe, a proprietária do abrigo irregular já manteve outra casa atendendo clandestinamente no Alto São Francisco, que foi interditada há cerca de 30 dias. “Na época, após a autuação, ela informou que havia retirado os idosos de lá, mas na verdade apurou-se que ela montou outra casa clandestina no Tarumã e abrigou novamente esses idosos, que são de famílias de Assis Chateaubriand”, acrescentou Sandra Pinheiro.

Constatadas as irregularidades, foi feito termo de interdição e por orientação do Ministério Público foi estabelecido prazo de 24h para a transferência dos idosos. A proprietária já é alvo de investigação do MP, além de ser acompanhada pelo município.

“Fizemos o procedimento conforme orientação do MP com prazo para a relocação dos idosos. A presidente do CMDPI, Sebastiana Ruiz Garcia, acompanhou o procedimento e constatou as condições. Havia apenas uma pessoa para cuidar de todos os idosos acamados, sem falar na situação precária das instalações”, completou a diretora de Vigilância em Saúde do município.

Fonte:

Deixe seu comentário