Portal da Cidade Umuarama

Obras

Vias marginais da Avenida Ivo Sooma, em Umuarama, recebem recapeamento asfáltico

Os motoristas precisam aumentar a atenção porque a sinalização ainda não foi implantada. Alguns condutores têm exagerado na velocidade

Publicado em 15/02/2020 às 01:02

Falta concluir apenas o novo traçado do cruzamento entre as avenidas Dr. Ângelo Moreira e Ivo Sooma (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A implantação da Avenida Ivo Sooma teve mais uma etapa concluída nesta semana. A empreiteira contratada pelo município para o serviço executou recapeamento asfáltico nas ruas Paulino Fontana e Tubarão, marginais à avenida, desde o Jardim Império do Sol até o entroncamento com a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca. A obra melhorou as condições de tráfego e o conforto aos usuários, restando apenas a sinalização – que será implantada nos próximos dias.

A região também recebeu, há poucas semanas, desobstrução e limpeza de bueiros, poços de visita e galerias pluviais e a ampliação na capacidade de captação da água da chuva para escoamento, com o alongamento de mais de 30 bocas de lobo. A marginal sentido saída para Xambrê também já recebeu recapeamento.

“Falta concluir apenas o novo traçado do cruzamento entre as avenidas Dr. Ângelo Moreira e Ivo Sooma. A maior parte da pavimentação já foi executada e o trânsito já flui parcialmente pelo local. Resta concluir o acesso pela Avenida Guanabara, que também ganhou um reforço nas galerias pluviais”, informou o prefeito Celso Pozzobom.

O entroncamento terá um grande esquema de sinalização para orientar o tráfego de veículos com acesso para as rodovias PR-323 (Maringá e Guaíra) e PR-489 (Xambrê e Mato Grosso do Sul), bem como ao centro e bairros da cidade. No local se cruzam as avenidas Ivo Sooma, Ângelo Moreira e Guanabara, a marginal Paulino Fontana e a rua Guaporé. A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) já iniciou a implantação de semáforos e a ativação ocorrerá após a conclusão da pavimentação asfáltica.

A obra finaliza a implantação da Ivo Sooma no trecho municipalizado da PR-489 (entre a antiga Praça Odete Mossurunga e a entrada dos bairros Sonho Meu e Império do Sol), bem como a revitalização da Ângelo Moreira, do trevo do Gauchão (na PR-323) até a final da Avenida Brasil, no Colégio Estadual Bento Mossurunga. Sinalização vertical, horizontal e iluminação com refletores em LED completam o serviço.

Investimento

Nas duas obras o município está investindo perto de R$ 9 milhões entre recursos próprios e financiamento junto ao governo do Estado. O trânsito exige atenção dos motoristas, devido aos desvios e passagens provisórias, nas imediações da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tráfego normalmente, mas está sujeito a interrupções momentâneas.

Os motoristas precisam aumentar a atenção porque a sinalização ainda não foi implantada. Alguns condutores têm exagerado na velocidade, quando o recomendado é tirar o pé do acelerador e tomar mais cuidado.

“Esta obra traz uma melhoria significativa no acesso a Umuarama e na ligação entre duas importantes rodovias, melhorando o tráfego enter os parques industriais e bairros que abrigam milhares de umuaramenses. A nova avenida e a Ângelo Moreira revitalizada ajudarão a atrair investimentos, pois aquela terá a mobilidade melhorada e acesso rápido e facilitado”, finalizou o prefeito Celso Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário