Portal da Cidade Umuarama

Mobilidade

Umutrans realiza obras em cruzamento para a implantação de um novo semáforo

O semáforo será colocado em um ponto de grande movimento e com alto índice de acidentes envolvendo carros e motos

Publicado em 14/10/2019 às 08:29
Atualizado em

Semáforo será instalado no cruzamento das avenidas Padre José Germano Neto Júnior com Doutor Ângelo Moreira da Fonseca (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Diretora de Trânsito de Umuarama (Umutrans) iniciou na última semana mais uma obra para colocação de semáforo em ponto de grande movimento e com alto índice de acidentes envolvendo carros e motos. A intervenção vem sendo executada por uma empresa prestadora de serviços no cruzamento das avenidas Padre José Germano Neto Júnior com Doutor Ângelo Moreira da Fonseca, nas proximidades da sede da Guarda Municipal. 

A previsão é de 20 dias de obras civis e mais 10 dias para a instalação e configuração de um semáforo ciclovisual – mesmo modelo dos equipamentos instalados nos pontos onde há fiscalização eletrônica de avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres. O prazo é um pouco extenso porque serão necessárias várias mudanças no cruzamento. 

“Estão realinhando o canteiro central, implantando a ilha onde será fixada a coluna e as quatro hastes de semáforo e adequando até bocas de lobo que existem no local. Além disso, também vamos cortar um talude e reposicionar o ponto de ônibus do transporte coletivo urbano que existe nas imediações da esquina”, informou o coordenador de Projetos e Obras da Divisão de Engenharia de Trânsito, Juracy Antonio Narcizo. 

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, explica que estudos apontam a necessidade de um semáforo naquele ponto. “Temos relatos praticamente diários de colisões que acontecem neste cruzamento, devido ao grande movimento e também a desatenção dos motoristas com a sinalização. Para resolver esse gargalo, a solução apontada pelos estudos foi a instalação do semáforo. Decidimos realizar essa obra antes que ocorram acidentes com maior gravidade”, apontou a diretora. 

A obra também trará melhorias na acessibilidade, facilitando a passagem de pessoas com deficiência e cadeirantes. “As adequações também vão ajudar a organizar o fluxo de veículos e pedestres que deve aumentar com a instalação de uma agência bancária, em construção nesse cruzamento, que é um novo polo gerador de tráfego”, completou Dianês.

Fonte:

Deixe seu comentário