Portal da Cidade Umuarama

Trânsito

Umutrans ativa cinco novos semáforos em Umuarama

Os semáforos ajudam a controlar o fluxo, pois organizam a passagem dos veículos e com isso permitem reduzir incidentes e acidentes

Publicado em 11/11/2018 às 23:53

Semáforos foram instalados em locais de grande movimento nos horários de pico, quando o trânsito se torna mais complicado (Foto: Tiago Boeing)

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) ativou na última semana – no entroncamento da Avenida Zaeli com a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca – o último dos cinco conjuntos semafóricos instalados recentemente em cruzamentos de grande movimento, na cidade. Também estão funcionando os semáforos da Apucarana com Ângelo Moreira da Fonseca, Parigot de Souza com Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, Avenida Rolândia com Rua Ministro Oliveira Salazar e Ângelo Moreira da Fonseca com Avenida Anhanguera.

A instalação dos equipamentos exigiu uma série de adequações estruturais, como prolongamentos de canteiros, rebaixamento de guias para acessibilidade, retirada de quebra-molas e rotatórias, recapeamento de alguns trechos e nova sinalização vertical e horizontal, com reposicionamento das faixas. A finalidade é oferecer mais segurança para a travessia de pedestres e reorientar o tráfego de veículos.

“Esses são locais de grande movimento nos horários de pico, quando o trânsito se torna mais complicado. Os semáforos ajudam a controlar o fluxo, pois organizam a passagem dos veículos e com isso permitem reduzir incidentes e acidentes – desde que o sinal vermelho seja respeitado pelos motoristas e os pedestres também se mantenham atentos”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer. “Já é possível ver uma grande diferença nos locais onde os equipamentos foram instalados, que se reflete diretamente na segurança”, emendou.

O prefeito Celso Pozzobom tem feito investimentos significativos na mobilidade urbana, recapeamento de vias, reforço e modernização na sinalização e a fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres. “São cuidados que tomamos para preservar a vida das pessoas, mas as boas condições das vias não podem ser um estímulo para o excesso de velocidade. É preciso respeitar a sinalização e conduzir os veículos com atenção e segurança, pelo bem de todos”, orientou. A Umutrans lembra que Umuarama já superou a marca de 80 mil veículos em circulação e tem uma das maiores médias do Estado na relação veículo por habitante.

Fonte:

Deixe seu comentário