Portal da Cidade Umuarama

Meio Ambiente

Umuarama prepara audiência pública sobre plano de manejo da APA do Piava

A ação acontece no próximo dia 12, a partir das 9h, no Anfiteatro do Paço Municipal

Publicado em 31/05/2023 às 08:58

A audiência pública será aberta aos todos moradores, proprietários de imóveis rurais e à população em geral (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Está agendada para o próximo dia 12, às 9h, no Anfiteatro do Paço Municipal, uma das últimas consultas públicas do processo de revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava. Com o tema ‘Apresentação do Zoneamento Ecológico, Econômico da APA do Piava’, a audiência pública será aberta aos todos moradores, proprietários de imóveis rurais e à população em geral.

Parceria entre o município e o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a revisão do plano de manejo objetiva adequar atividades e cuidados com a APA do Piava – manancial de abastecimento da cidade com água potável –, possibilitando uma convivência saudável com o ambiente e sua utilização sustentável.

Para participar da audiência de uma forma mais efetiva, os interessados podem acessar – por meio do QRCode disponível no convite – os cadernos (três volumes) elaborados para a concepção do plano de revisão, que trazem a contextualização e o diagnóstico socioeconômico, o diagnóstico dos fatores bióticos e abióticos e o planejamento da unidade de conservação.

“A revisão de plano de manejo é o procedimento técnico-administrativo para alteração, supressão ou inclusão de normas, zoneamento, programas de manejo ou outros componentes. O plano recebeu atualização de informações, levantamentos de dados e verificação das ações, planos e programas implantados e executados, bem como a proposição de novas metas para os próximos cinco anos”, explica a secretária do Meio Ambiente e presidente do conselho, Fernanda Periard Mantovani.

A metodologia para a atualização do plano contempla etapas de levantamento documental e bibliográfico, geoprocessamento, reuniões, entrevistas, reconhecimento de campo, avaliação das infraestruturas existentes, verificação de córregos e nascentes e investigação fauna e flora. “O processo teve atenção especial nos problemas enfrentados pela unidade de conservação, como disposição inadequada de resíduos, usos das águas, processos erosivos, expansão urbana e incêndios”, acrescentou.

Fernanda disse contar com ampla participação da sociedade, para verbalizar suas críticas, sugestões e visões sobre a APA. “A audiência é local para manifestarem o que querem e o que não querem naquela região”, acrescentou. “A revisão vai atualizar o plano de manejo, adequando-o às mudanças ocorridas na legislação e a própria evolução da região”, completou, aguardando a presença de membros do conselho, moradores, representantes da Sanepar, do Ministério Público e da sociedade civil organizada.

Fonte:

Deixe seu comentário