Portal da Cidade Umuarama

vigilância sanitária

Umuarama: fiscalização mostra resistência de comerciantes às medidas restritivas

Estabelecimentos funcionando além do horário permitido, entre outros descumprimentos foram flagrados pelos fiscais

Publicado em 04/12/2020 às 08:58
Atualizado em

Equipes fizeram orientação conforme denúncias recebidas por telefone por comerciantes e da população em geral em mais de 20 estabelecimentos (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) e a equipe de fiscais da Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) seguem na fiscalização do cumprimento aos decretos municipais que determinaram situação de emergência em saúde e estabeleceram medidas para o enfrentamento à pandemia de coronavírus que infectou mais de 3.700 umuaramenses até o momento e já causou 34 mortes relacionadas à Covid-19. O quadro é agravado pela superlotação dos leitos hospitalares e pela falta de profissionais médicos, enfermeiros e auxiliares para o tratamento dos doentes.

As medidas visam conter a circulação de pessoas pela cidade e reforçar as medidas preventivas, tanto individuais quanto coletivas, para reduzir a transmissão do vírus. Nesse aspecto, a fiscalização tem trabalhado todos visitando estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviço, instituições e entidades.

Na terça-feira, 1º, foram orientados trabalhadores da construção e serviços para o uso da máscara, fechados bares que descumpriam o decreto na Estação Rodoviária, orientados lojistas das avenidas Paraná, Brasil e Rolândia sobre o horário de funcionamento, bem como em mercearias da Praça Tamoio e pessoas consumindo bebida na Avenida Rio Grande do Norte.

As equipes fizeram orientação conforme denúncias recebidas por telefone por comerciantes e da população em geral em mais de 20 estabelecimentos de todos os gêneros, fiscalizaram a falta de álcool gel nos caixas eletrônicos das agências do Itaú, comércio de espetinhos e bebidas dentro de posto de combustível e pessoas supostamente infectadas trabalhando em indústria. Houve denúncias improcedentes de bares abertos fora do horário determinado e algumas notificações por irregularidades, totalizando 30 ações. 

Na quarta-feira a central recebeu denúncias de panificadoras, quiosque e lojas, que foram fiscalizadas e orientadas. Algumas empresas realizavam serviços internos foram do horário estabelecido pelo decreto, houve flagrante de panfletagem – que está proibida –, denúncias de bares abertos (inclusive na Rodoviária), aglomeração em estabelecimento atacadista e em igrejas, tabacarias abertas e sorveterias funcionando além do horário, totalizando 42 ações ao longo do dia, o que caracteriza ainda resistência de grupos de comerciantes às medidas determinadas pelo município para controlar a disseminação do coronavírus entre a população.

Fonte:

Deixe seu comentário