Portal da Cidade Umuarama

Trânsito

Umuarama estuda alternativas para a reativação do estacionamento rotativo

Modelos de gestão de estacionamento rotativo que podem vir a ser implantados em Umuarama foram apresentados em uma reunião nesta terça (27)

Publicado em 27/09/2022 às 17:52

Seguindo uma tendência, muitas prefeituras estão deixando de concessionar a chamada zona azul para empresas privadas (Foto: Assessoria)

A Diretoria de Trânsito (Umutrans) da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana reuniu o prefeito Hermes Pimentel e as secretarias municipais de Administração, Fazenda, Gabinete e Gestão Integrada e a Procuradoria-Geral do município, na manhã desta terça-feira (27), para conhecerem modelos de gestão de estacionamento rotativo que podem vir a ser implantados em Umuarama, sob a operação do poder público municipal.

Seguindo uma tendência, muitas prefeituras estão deixando de concessionar a chamada zona azul para empresas privadas e preferindo investir em tecnologia que permitem a gestão própria do sistema, com custo reduzido e atendendo a todos os critérios da legislação.

Um exemplo é a plataforma Estar Digital, já utilizada em várias cidades do Paraná (Curitiba e região metropolitana, Guarapuava, Ponta Grossa e cidades de Santa Catarina). O sistema fornece um aplicativo para o usuário onde é possível adquirir e monitorar a utilização de créditos, após o cadastramento do veículo.

Permite também a fiscalização automatizada do uso das vagas, por meio de veículos equipados com leitor de placas (OCR embarcado) e facilita a atuação dos agentes de trânsito, indicando os pontos onde há irregularidades. “Outra funcionalidade é a regularização direta pelo App, após o aviso de irregularidade. O aplicativo pode ser configurado conforme os critérios definidos pelo município para o funcionamento da zona azul”, explicou a diretora de Trânsito Dianês Maria Piffer.

Cada viatura equipada com leitor OCR pode realizar cerca de 10 mil leituras de placas ao longo do dia, indicando os veículos sem créditos diretamente para o agente de trânsito, que emite o aviso de irregularidade ou a notificação da infração. O mesmo sistema também poder avisar sobre veículos com alerta de furto ou roubo ou mandado de busca e apreensão.

“O objetivo não é punir, mas estimular a rotatividade das vagas de estacionamento e, desta forma, a possibilidade de que os usuários do comércio e de prestadores de serviço tenham mais comodidade na região central, podendo visitar as lojas e estabelecimentos com mais tranquilidade”, destacou o prefeito Hermes Pimentel. “A falta de vagas é hoje um problema, apesar das medidas que adotamos – como as vagas de curta duração –, e estamos buscando as soluções mais justas para todos”, completou.


Fonte:

Deixe seu comentário