Portal da Cidade Umuarama

Destaque

Umuarama está entre as cidades mais competitivas do Brasil, aponta ranking

A Capital da Amizade ocupa a quinta colocação no quesito “Saneamento e Meio Ambiente”, com nota 97,13

Publicado em 23/11/2020 às 04:12
Atualizado em

O ranking de competitividade dos municípios tem como objetivo um entendimento mais profundo e abrangente das 405 maiores cidades do país (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Umuarama aparece em posição de destaque entre as cidades mais competitivas o Brasil. De acordo com o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta semana, que avalia a atuação do poder público, a Capital da Amizade ocupa a quinta colocação no quesito “Saneamento e Meio Ambiente”, com nota 97,13 – atrás apenas de Santos, Rio Claro e São Caetano do Sul (todas em SP) e Balneário Camboriú (SC).

Nesse quesito, a cidade obteve nota máxima (100) em cobertura da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo e avaliações muito boas em cobertura da coleta de esgoto (99,99), do tratamento de esgoto (91,95) e cobertura do abastecimento de água (99,99). De acordo com CLP, a competitividade no setor público é medida por critérios como justiça, equidade e promoção de desenvolvimento econômico e social.

Cidades do Sul e Sudeste predominaram no topo da lista, que avaliou 405 municípios com população acima de 80 mil habitantes, que representam 59,45% da população brasileira (124,94 milhões). O ranking considera 55 indicadores organizados em 12 pilares e três dimensões – instituições (sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública); sociedade (acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente); e economia (inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações).

Considerando todos os itens, as cidades mais competitivas do país são Barueri, São Caetano do Sul e São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Entre as cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Umuarama ocupa o 26º lugar no ranking geral de competitividade e dentre as cidades paranaenses, a Capital da Amizade aparece no 9º lugar.

Objetivos

O ranking de competitividade dos municípios tem como objetivo um entendimento mais profundo e abrangente das 405 maiores cidades do país, trazendo ao público uma ferramenta simples e objetiva sobre a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Ao mesmo tempo, representa uma ferramenta útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos e estabelecer critérios de atratividade entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

A competitividade na gestão pública mostra a capacidade de planejamento, articulação e execução do poder público na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.

Fonte:

Deixe seu comentário