Portal da Cidade Umuarama

Legado

Umuarama: Aciu comemora 57 anos de representatividade e conquistas históricas

A Aciu foi fundada por empresários empenhados em aumentar a representatividade de classe junto às esferas municipal, estadual e federal

Publicado em 22/09/2021 às 14:23
Atualizado em

A Aciu é uma entidade da classe empresarial que congrega pessoas jurídicas de todos os setores da atividade econômica de Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) comemora em dose dupla nesta quarta-feira (22): os 57 anos de representatividade, marcados por conquistas históricas, e o aniversário do presidente Orlando Luiz Santos.

"O momento é de celebração, pela belíssima trajetória, e também de motivação, para encaramos com otimismo os desafios", avalia Santos.

O prefeito em exercício Hermes Pimentel parabenizou a entidade. "A Aciu goza de grande prestígio pelas realizações na área comercial e industrial – mais recentemente também na agropecuária – e se firmou como parceira efetiva da administração municipal em eventos e campanhas, com destaque para a decoração da cidade no período natalino", destaca.

Segundo Pimentel, é fundamental para a Prefeitura trabalhar em conjunto com a associação, que representa expressivo número de empresários e está sempre engajada em causas de interesse da coletividade. "Unindo esforços alavancamos o setor produtivo, melhoramos o atendimento aos consumidores e garantimos a geração de empregos. Afinal, o comércio é o setor que mais emprega trabalhadores na cidade. Parabéns aos associados e diretores".

"A associação tem uma atuação que é exemplo para as demais entidades do Estado, tanto pelo empenho dos diretores, como pela dedicação dos colaboradores. É muito importante o aspecto apartidário, sempre agregando para o bem do empresariado, dos comerciários e da coletividade", ressalta a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama (Sindecomu), Miromar Ponciano de Andrade.

Primórdios

A Aciu foi fundada em 1964 por um grupo de 14 empresários, devotados a aumentar a representatividade de classe junto às esferas municipal, estadual e federal. Segundo registros, a precariedade era extrema, a ponto de o município sequer contar com energia elétrica. Telefone era algo utópico no nono ano de emancipação política de Umuarama. Como não poderia deixar de ser, a chegada da luz elétrica acabou sendo uma das primeiras lutas da entidade, vindo a seguir a pavimentação asfáltica da rodovia PR-323.

Fonte:

Deixe seu comentário