Portal da Cidade Umuarama

Natureza

Majestoso colorido do Ipê-rosa transforma a paisagem de Umuarama

Primeiros a florescer, ipês-rosas colorem a Capital da Amizade e encantam moradores e visitantes

Publicado em 01/06/2021 às 05:00
Atualizado em

Tapeto: dentro do campus 3 da Unipar, os ipês-rosas colorem até o chão do estacionamento (Foto: Eduardo Sebim)

Até o fim de agosto, os umuaramenses e os que visitarem a Capital da Amizade, poderão ver o espetáculo proporcionado pela floração dos ipês. O primeiro a florir é o rosa, seguido dos amarelos e brancos.

A floração dos ipês-rosas dura, em média, 15 dias. A espécie floresce geralmente no inverno e é influenciada pela intensidade da estação. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.


Na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, região das clínicas médicas, a florada dos ipês-rosas anima os apreciadores da natureza e fotógrafos. O mesmo sentimento surge quando se passeia pela Rua Nove de Julho, na lateral do campus 3 da Unipar.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.


Nas redes sociais são inúmeras as fotos que, além do registro da bela florada, demonstram a criatividade de fotógrafos amadores em uma quase competição. O repórter fotográfico Eduardo Sebim, do Portal da Cidade Umuarama, registrou algumas dessas belas árvores, que se espalham por outras localidades da cidade. Que você tenha a sorte de encontrar uma delas!


Fonte:

Deixe seu comentário