Portal da Cidade Umuarama

videochamada

Sistema de visitas virtuais já está disponível na Cadeia Pública de Umuarama

As videochamadas com familiares ocorrem às quartas-feiras. O sistema foi implantado por conta da restrição de visita

Publicado em 23/06/2020 às 04:13

Familiares devem solicitar agendamento no setor de serviço social da unidade prisional (Foto: Divulgação/AEN)

Com duração média de 15 a 30 minutos, presos de 43 unidades penais do Paraná já podem contactar seus familiares por meio de videochamadas pré-agendadas. O sistema de visitas virtuais tem sido ampliado, principalmente por conta da restrição de visitas, em vigor desde o fim de março, para evitar a proliferação do Covid-19 no sistema prisional do Estado. Na cadeia pública de Umuarama a visita virtual ocorre às quartas-feiras.

Nos 43 locais com o sistema em funcionamento, estão incluídas todas as regionais do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Em Curitiba e Região Metropolitana, todas as 10 penitenciárias e casas de custódia já contam com o recurso, desde o início deste mês de junho. 

Em Ponta Grossa: cinco unidades; Francisco Beltrão e Guarapuava: três; Cascavel: quatro; Foz do Iguaçu: quatro; Maringá: treze; e Londrina, quatro também. 

“As visitas virtuais são uma ferramenta que implantamos em 2018 e que visa justamente contemplar os presos que não recebem visita, seja por conta da distância dos familiares ou por qualquer outro motivo que impeça essa visitação. O objetivo, nesse momento crítico pelo qual passamos agora em função da pandemia, é diversificar um pouco a rotina dos presídios e possibilitar este contato, que está suspenso na forma presencial”, afirmou o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati. 

As webvisitas funcionam desde 2018 em três penitenciárias da Região Metropolitana de Curitiba, entre elas a Penitenciária Feminina do Paraná. O sistema foi criado como forma de facilitar o contato entre presos e familiares que têm dificuldades de chegar às unidades prisionais. Por conta do efeito positivo, agora está sendo estendido, aos poucos, a todas as regionais do Departamento Penitenciário. 

“Nas unidades penais que já demos início a este processo, os presos estão muito felizes, satisfeitos. Deu uma repercussão muito boa, porque estavam há mais de 90 dias sem contato com os familiares e puderam ter este acesso. Conversando, viram que a situação está bem difícil aqui fora e ouviram de familiares que não é hora mesmo de visitas presencias, porque a pandemia é séria, grande e pode causar problemas para eles”, destacou o coordenador regional do Depen em Foz do Iguaçu, Marcos Aparecido Marques. 

Na região noroeste, as webvisitas são ofertadas nas Penitenciárias Estaduais de Maringá, aos finais de semana, e de Cruzeiro do Oeste, de sexta a domingo. Nestes três dias, também é possível utilizar o serviço na Casa de Custódia de Maringá e na Colônia Penal Industrial de Maringá. 

Na região, entre as cadeias públicas, apenas a de Mandaguari ainda não tem o sistema implantado. Nas unidades de Maringá, Sarandi, Paranavaí, Umuarama e Cianorte e Guaíra, a visita virtual ocorre às quartas-feiras. Às quintas-feiras, familiares de presos custodiados em Astorga, Goioerê e Nova Esperança também podem fazer a videochamada. 

“O Governo do Estado e a Secretaria da Segurança, junto ao Depen, têm se esforçado no sentido de prover serviços de assistência ao apenado durante a pandemia, visando evitar a proliferação do Covid-19 no interior do cárcere e, ao mesmo tempo, viabilizar atividades, exames e estas videochamadas”, afirmou o coordenador regional do Depen em Maringá, Luciano Brito. 

Como Funciona

Para que os familiares possam utilizar este recurso é necessário que enviem uma solicitação de agendamento, por endereço eletrônico, ao setor de serviço social da unidade prisional em que o preso está custodiado e aguardar os demais procedimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário