Portal da Cidade Umuarama

Atenção motoristas

Sestram realiza vários ajustes na sinalização da avenida Paraná, em Umuarama

A intenção é dar mais fluidez e segurança aos condutores e pedestres que trafegam pela região do Lago Aratimbó, Uopeccan e Alto da Paraná

Publicado em 30/06/2022 às 17:56

Umutrans implantou uma série de ajustes na sinalização devido ao aumento no fluxo de veículos (Foto: Assessoria)

A Diretoria de Trânsito do município (Umutrans) implantou uma série de ajustes na sinalização da avenida Paraná, devido ao aumento no fluxo de veículos e a instalação de novas unidades educacionais. “A intenção é dar mais fluidez e segurança aos condutores e pedestres que trafegam pela região, uma das mais movimentadas da cidade”, disse o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Elizeu Vital da Silva.

Em frente ao Colégio Educare, na Paraná, a engenharia de tráfego da Umutrans implantou uma travessia elevada para garantir a segurança dos alunos. “A implantação do dispositivo serve também como medida de redução de velocidade para o cruzamento da Paraná com as ruas Curió e Ilhas Gregas, um dos principais acessos aos bairros da região abaixo da avenida Portugal”, comentou a engenheira de tráfego Regina Duarte Gomes.

No mesmo cruzamento serão feitas algumas proibições por meio de placas de regulamentação, com a finalidade de eliminar movimentos conflitantes e reduzir os riscos de acidentes. Já no entorno da instituição UniAlfa Faculdade, foi implantado um binário para garantir fluidez ao trânsito e a organização das vagas de estacionamento regulamentado. Na frente da faculdade haverá proibição de conversões e retornos em função dos sentidos das ruas laterais à instituição, também com a finalidade de diminuir conflitos e reduzir os acidentes.

Melhorias

A Umutrans também implantou melhorias em outros pontos da Paraná. Duas ‘agulhas’ de retorno, uma para cada sentido, foram construídas no trecho entre a Praça Miguel Rossafa e o cruzamento com a Av. Rio Grande do Sul. “Essa intervenção tem por finalidade reduzir o volume de veículos realizando retorno pela praça, diminuindo o congestionamento que lá ocorre”, explicou Regina Gomes.

No mesmo trecho foi construída uma faixa adicional de pedestres para garantir a travessia segura e também foram feitos reforços na sinalização, com a finalidade de advertir os condutores sobre a existência das faixas e travessias, bem como a substituição e adição de mais placas de regulamentação de velocidade.

“Também pensamos na segurança de animais que cruzam a avenida, nas imediações do Lago Aratimbó. Foram instaladas duas placas advertindo os condutores acerca da travessia de animais, especialmente devido à existência de um grupo de capivaras às vezes é visto cruzado do córrego – na parte inferior do aterro – para o lago ou vice-versa”, explicou o secretário Elizeu Vital.

Fonte:

Deixe seu comentário