Portal da Cidade Umuarama

Umuarama

Semana do Trânsito terá campanha com foco na conscientização de motociclistas

As motocicletas proporcionam maior agilidade no trânsito, porém, a vulnerabilidade de seus condutores é maior

Publicado em 18/09/2021 às 14:41
Atualizado em

Na Capital da Amizade existem 87.940 veículos registrados e 23.865 motos (Foto: Divulgação)

De 18 a 25 de setembro a Umutrans – Diretoria de Trânsito de Umuarama terá programação especial para a conscientização de motoristas – e também pedestres – sobre suas responsabilidades. Com o tema “No Trânsito, sua Responsabilidade Salva Vidas”, a Semana do Trânsito 2021 propõe debates e reflexões sobre a necessidade de mais respeito à vida.

Dianês Piffer, diretora da Umutrans, relata que a Semana do Trânsito está determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro e a cada ano tem um foco específico e, neste ano, os motociclistas terão atenção especial. “Em Umuarama há quase 24 mil motos registradas – o que significa 27% de toda a frota de veículos da cidade. O registro de acidentes de trânsito aponta que em 90% deles há o envolvimento, de alguma forma, de um motociclista. A preocupação é realmente grande”, comenta.

Ela acrescenta que a campanha é uma luta na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. “Precisamos, como cidadãos, repensar diariamente nossas atitudes, buscando sempre uma convivência pacífica entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, enfim, com respeito e empatia, seguramente o número de acidentes será muito menor”, afirma, ressaltando que respeito, cidadania, reconhecimento da fragilidade do ser humano no papel de pedestre, ciclista ou motociclista são realmente importantes.

A responsabilidade de cada um, quando se está no trânsito, deveria nortear as atitudes diárias dos cidadãos. A observação é do inspetor Valdiney Roberto Rissato, diretor da Guarda Municipal de Umuarama. Ele aponta que gestos e atitudes simples podem salvar vidas, como manter a atenção nos veículos e nos pedestres ao redor. “Certifique-se sempre de que você foi visto pelos outros veículos e não esqueça que os pedestres possuem prioridade no trânsito urbano”, indica.

Outro ponto que ele chama a atenção dos motoristas é para que redobrem a atenção nos cruzamentos e nas ultrapassagens. “Os cruzamentos são locais que registram mais incidência de acidentes. Nas ultrapassagens, é preciso também certificar-se de que foi visto pelos outros veículos. Neste caso, são duas atitudes simples e que garantem muita segurança”, observa.

A atenção no trânsito é algo fundamental, porém Rissato comenta que é muito comum motoristas e pedestres ficarem desatentos, utilizando telefone celular, por exemplo, enquanto dirigem. “É normal perder o foco de vez quando, mas no trânsito a perda de foco pode resultar na perda de uma vida. Observe sempre a via, a sinalização e as pessoas ao seu redor. Não mexa no celular enquanto dirige”, recomenda.

Fonte:

Deixe seu comentário