Portal da Cidade Umuarama

Educação

Semana de Trânsito tem ampla programação em Umuarama

Neste ano, mais de 1.100 crianças da rede municipal devem passar por aulas de comportamento no trânsito

Publicado em 19/09/2018 às 06:21

Os alunos participantes da Escolinha de Trânsito ainda concorrem ao sorteio de duas bicicletas (Foto: Tiago Boeing)

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) concluiu nesta quinta-feira (18), a formação de mais uma turma de alunos do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal São Cristóvão, na Escolinha de Trânsito. Neste ano, mais de 1.100 crianças da rede municipal, na faixa dos 9 aos 11 anos, devem passar pelas aulas de comportamento no trânsito oferecidas pela instituição.

Além das últimas orientações – ao todo são três aulas para cada turma – as crianças receberam materiais informativos (cartilha, almanaque com história em quadrinhos, lápis personalizado, jogo educativo de tabuleiro e a carteira de habilitação do pedestre) e realizaram a atividade prática na “minicidade”, uma pista de educação no trânsito com faixa de pedestre, ciclovia, calçadas, representação de prédios públicos e até um semáforo de verdade.

A aula inclui a participação de estudantes nos personagens do agente de trânsito, pedestres e ciclistas. Os alunos participantes da Escolinha de Trânsito ainda concorrem ao sorteio de duas bicicletas, que será realizado nesta quarta-feira (19).

A Semana de Trânsito começou no último sábado (15), com palestra para os instrutores dos centros de formação de condutores, sobre a conduta durante as aulas de direção, e teve o lançamento dos materiais impressos para a campanha e uma coletiva de imprensa na segunda-feira. Na terça e também nesta quarta (19) agentes de trânsito e voluntários estarão nas saídas de colégios e escolas, distribuindo o folder da campanha para os professores repassarem aos alunos.

O sorteio das bicicletas, previsto para as 8h30, terá a presença do Umuaraminha – personagem símbolo do município e também da campanha educativa do trânsito – além da concessionária do estacionamento rotativo do município, Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento. Na quinta, 20, as bicicletas serão entregues pela Secretaria Municipal de Educação às 14h, na Umutrans. No mesmo dia haverá ação educativa na Apae, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h, envolvendo a Ciretran, Guarda Municipal e Polícia Militar.

O Agente Mirim estará em ação na sexta-feira (21) no cruzamento da Avenida Paraná com rua Ney Braga (próximo à agência da Receita Estadual), das 9h às 11h, com alunos da Escola Municipal Malba Tahan, Escolinha de Trânsito e Guarda Municipal. Das 13h30 às 15h30 haverá palestra sobre trânsito na Sanepar.

O “dia D” da campanha será o sábado (22) com ações de conscientização de pedestres e distribuição de material informativo pela Avenida Paraná, entre a Estação Rodoviária e a Praça Miguel Rossafa, com grupos caminhando pelas calçadas, abordando a comunidade e visitando os comércios, nos dois sentidos da avenida. Estarão envolvidos voluntários do Comtran, Conseg, Grupo Colméia, Rotary, Lions, Aciu, Umutrans e Guarda Municipal, entre outros.

No dia 24 haverá mais uma ação do Agente Mirim, com alunos da Escola Municipal Senador Souza Naves, Escola de Trânsito e GMU, e no dia 25 haverá ao longo do dia três visitas à Escolinha de Trânsito com grupos de alunos da Escola Adventista e do Rotakids, do Rotary Club Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário