Portal da Cidade Umuarama

Dia D

Praça Arthur Thomas teve ações integradas da Semana de Combate à Dengue

Cronograma atenta para a incidência preocupante no município: 23 casos confirmados desde agosto

Publicado em 19/11/2019 às 02:36
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue, com o apoio do Tiro de Guerra 05.012 e outros parceiros, realizaram nesta terça-feira, 19, o “Dia D” da Semana de Combate ao Mosquito da Dengue, que envolve a sociedade local em atividades entre os dias 18 a 22 deste mês. A programação inclui teatro, palestras, ‘paradinhas’ no trânsito e as ações do “Dia D” na Praça Arthur Thomas.

O objetivo foi chamar a atenção da população para a importância do combate ao mosquito transmissor da doença. “Só eliminando o mosquito conseguimos controlar o avanço dos casos de dengue e para isso precisamos convencer a população a cuidar da sua casa, manter o quintal limpo e livre de criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada”, reforçou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini. 

As equipes de voluntários, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias distribuíram farto material de orientação e conversaram com a população. “Temos 23 casos confirmados de dengue em Umuarama, desde o início do novo ano epidemiológico, dentre 144 notificações registradas a partir de agosto, e precisamos do envolvimento de todos para que este quadro não evolua”, lembrou a chefe da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), Maristela de Azevedo Ribeiro. 

O verão está chegando com o clima ideal para a reprodução do Aedes aegypti. Com o calor, caso o mosquito encontre água parada a infestação pode fugir ao controle e aumentar sensivelmente os riscos de uma epidemia. “O melhor caminho é a prevenção, evitar que haja proliferação do mosquito para que assim a dengue não se espalhe. Quem já teve sabe o sofrimento que os sintomas provocam e o risco de complicações”, apontou o chefe da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva. 

O pessoal envolvido na campanha está identificado com camisetas personalizadas. Fazem parte do plano de contingência da doença os agentes de combate a endemias (ACE), agentes comunitários de saúde (ACS), membros do comitê e parceiros. 


Programação 

O cronograma da Semana Contra a Dengue foi aberto na segunda, 18, com o teatro “Dengue? Nem em pesadelo” no salão da Paróquia São Vicente Palotti (Cohapar I) e no Posto de Saúde Central, a “Paradinha da Dengue” na esquina da Avenida Paraná com rua Governador Ney Braga (Romer Shopping) e o teatro “Um reino sem mosquito” na entidade assistencial Bem Viver. 

Nesta terça, 19, foi a vez do “Dia D” com ações integradas na Praça Arthur Thomas, teatro no Conjunto Habitacional Ouro Branco e “Paradinha” na esquina da Paraná com rua Ney Braga (na frente da Nossa Casa). 

Nesta quarta, às 8h30, haverá “Paradinha” em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na Av. Presidente Castelo Branco; teatro “Dengue? Nem em Pesadelo” às 9h, no salão São Miguel; “Um Reino sem Mosquito” às 13h30 na academia de saúde do bairro Cidade Alta; e “Dengue? Nem em Pesadelo” às 15h15, no Lar São Vicente de Paulo. 

No dia 21 haverá teatro “Dengue? Nem em Pesadelo” às 7h30, no salão da Paróquia Santa Inês, Jardim Lisboa; “Paradinha” às 8h30, nas imediações da loja Real Mix e Agência do Trabalhador; 13h30 – Teatro “Um Reino sem Mosquito” na unidade de saúde do Conjunto Sonho Meu; 13h30 – “Paradinha” na Avenida Paraná, imediações da loja Nossa Casa e da Estação Rodoviária); e 16h – Palestra direcionada aos moradores de rua na Apromo. 

Fechando a programação da semana, no dia 22 o teatro “Dengue? Nem em Pesadelo” será apresentado na unidade de saúde do Parque San Remo, para o pessoal do Grupo Hiperdia.


Fonte:

Deixe seu comentário