Portal da Cidade Umuarama

trânsito

Semáforo instalado na Ângelo Moreira, em frente à 7ª SDP, já está funcionando

Local é um dos cruzamentos mais movimentados na cidade e o novo dispositivo visa reduzir o número de acidentes

Publicado em 21/05/2020 às 21:06
Atualizado em

Semáforo foi implantado no cruzamento daAvenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com a Avenida Rondônia (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Umuarama)

O novo semáforo da Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, na esquina com a Avenida Rondônia (próximo à 7ª Subdivisão Policial) – um dos cruzamentos mais movimentados na cidade – foi acionado na manhã desta quinta-feira, 21. Motoristas que costumam trafegar pelo trecho devem ficar atentos ao dispositivo, implantado para organizar o tráfego e das mais segurança aos condutores de veículos e pedestres. O local teve a sinalização reforçada ainda nesta quinta.

O investimento no conjunto semafórico foi de R$ 55.350,00 e o modelo é um dos mais modernos do mercado. No ano passado, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) havia realizado obras civis para adequar o cruzamento e inverteu a preferencial, que passou a ser a Ângelo Moreira por conta do maior movimento de veículos. 

“A preocupação com o trânsito é constante, tanto para reduzir o número de acidentes quanto para dar mais fluidez e segurança à circulação de veículos, pois a mobilidade é importante para o desenvolvimento econômico do município”, pontuou o prefeito Celso Pozzobom. 

Após estudos, a Umutrans decidiu prolongar os canteiros, melhorar a acessibilidade, implantar uma ‘ilha’ no meio do cruzamento e plantar grama. “Também solicitamos ao setor de Obras da Prefeitura o reperfilamento para melhorar as condições do asfalto. O investimento nessas melhorias foi de R$ 30 mil”, informou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer. “Além disso, implantamos placas indicativas ao longo de toda a via, a fim de orientar os condutores”, disse. 

O local concentrava grande número de acidentes de trânsito, que após a readequação reduziram significativamente. “Com o crescimento da frota e o fluxo de trânsito, houve a necessidade das melhorias e agora foi a vez do semáforo”, explicou. A opção foi pelos porta-focos ciclovisuais (com temporizador), que têm a preferência dos motoristas. Os quebra-molas que havia no cruzamento também já foram removidos. 

Mobilidade

Os estudos para elaboração do Plano de Mobilidade de Umuarama revelaram que a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca é uma das vias mais importantes da cidade, conectando dois extremos da área urbana – ela liga desde a rodovia PR-323 até a Avenida Portugal, na saída para Maria Helena. “É importante que os motoristas atentem para a existência do semáforo e respeitem a sinalização. O dispositivo está devidamente identificado e sinalizado, mas toda a mudança exige um pouco mais de atenção e cuidado, até a adaptação”, completou Dianês. 

Nos últimos dois anos, além de melhorias estruturais como recapeamento asfáltico, sinalização e galerias pluviais, o município implantou sinalização semafórica em seis cruzamentos da Ângelo Moreira da Fonseca com as avenidas Zaeli, Rondônia, Padre José Germano Netto Júnior, Anhanguera, Apucarana e também no entroncamento com as avenidas Ivo Sooma e Guanabara (na antiga Praça Odete Mossurunga). Ainda há previsão de implantar mais um semáforo no cruzamento com a Presidente Castelo Branco, próximo ao Posto Manaus, ainda neste ano.

Fonte:

Deixe seu comentário