Portal da Cidade Umuarama

Denuncie

Saiba como agir caso tenha conhecimento ou testemunhe violência contra o idoso

Umuarama mantém serviço que atende a pessoa idosa em situação de risco ou violação de direitos

Publicado em 19/04/2021 às 21:45

Caso o idoso não tenha condições para permanecer com a família, ele é encaminhado para instituições de longa permanência (Foto: Reprodução)

O Centro de Referência de Assistência Social (Creas/Cram) é a unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social que atende a pessoa idosa em situação de risco ou violação de direitos – que inclui a violência física, sexual, psicológica, patrimonial, negligência, autonegligência, abandono e outras formas.

Os casos chegam ao conhecimento por meio de denúncias de familiares ou da comunidade, por encaminhamento dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), serviços sociais e das áreas de saúde ou educação, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Pessoa Idosa, delegacias ou do Judiciário, além do telefone Disque 100.

Cada caso é avaliado particularmente. O atendimento se dá por telefone, presencialmente ou por visitas domiciliares, que permitem identificar a realidade vivenciada pelo idoso. “A partir daí ocorrem as intervenções – orientação ou encaminhamentos para outros serviços –, que visam solucionar a violação de direitos da forma possível. Para maior efetividade, as ações são pactuadas entre a equipe e a família atendida”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Izamara Amado de Moura.

Em março deste ano o serviço recebeu 116 casos. As violências mais frequentes foram a psicológica, seguida de negligência, violência física, abandono, violência patrimonial, autonegligência e violência sexual. A demanda de famílias que solicitam acolhimento para idosos por dificuldades com os cuidados necessários tem aumentado diante do agravamento de quadros de saúde. Em março foram cinco os casos de institucionalização pelas equipes do serviço.

“Caso o idoso não tenha condições para permanecer com a família, por qualquer motivo, ou esteja em situação de rua, ele é encaminhado para instituições de longa permanência onde tem a chance de um envelhecimento digno e saudável”, completa a secretária.

O Creas/Cram funciona na Rua Pinguim, 4651, Praça Tamoio, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O telefone de contato é 3906-1101/ 3906-1102/ 9.84571135 e a equipe é composta por Aline Moreno de Camargo (coordenadora), Eunice Fátima de França (agente social) e pelas assistentes sociais Sonia Maria Ortiz da Silva e Ana Maria Toth Alves. E-mail: cram@umuarama.pr.gov.br

Fonte:

Deixe seu comentário