Portal da Cidade Umuarama

MEIO AMBIENTE

Resistógrafo alemão agiliza análise sobre saúde da arborização de Umuarama

Aparelho que mede a resistência da madeira à penetração de uma haste

Publicado em 14/01/2019 às 02:50
Atualizado em

idade da árvore também pode ser estimada com a análise realizada pelo resistógrafo (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A Prefeitura de Umuarama recebeu nesta segunda-feira, 14, um equipamento que vai auxiliar a Diretoria de Meio Ambiente a diagnosticar melhor a saúde da arborização urbana, para determinar com maior precisão a necessidade de erradicação de árvores. O diretor de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista, apresentou ao prefeito Celso Pozzobom, em rápida visita ao gabinete, o resistógrafo, aparelho que mede a resistência da madeira à penetração de uma haste.

O modelo adquirido pelo município, ao custo aproximado de R$ 80 mil, foi desenvolvido na Alemanha com a finalidade de executar análises em condições de campo do lenho das árvores e também pode ser usado em outras estruturas de madeira (como postes, vigas e mourões). “A ‘agulha’, como é chamada a broca utilizada pelo equipamento, penetra até 50 cm no tronco da árvore e mede, por meio de gráficos transmitidos a um celular ou impressora (via bluetooth), a resistência da madeira determinando a saúde do espécime”, explicou o diretor.

O kit adquirido pelo município é completo – o resistógrafo é equipado ainda com celular, impressora sem fio, brocas sobressalentes, alicate especial e baterias, além de manual de instruções e software para análise dos dados e definição de perfis de resistência, entre outros itens. O servidor municipal que vai operá-lo receberá um amplo treinamento.

O equipamento será utilizado quando a árvore apresentar sinais de desgaste e também nos pedidos de corte recebidos pela diretoria, por parte da população. “Para a análise, são necessárias três pequenas perfurações que não causam nenhum dano ao lenho. Com este procedimento, nossos técnicos terão mais subsídio para decidir se o corte e erradicação da árvore é uma necessidade ou se ela ainda tem boa saúde, o que levará provavelmente a uma poda e ao indeferimento do pedido”, acrescentou Matheus Batista.

A idade da árvore também pode ser estimada com a análise realizada pelo resistógrafo. “Buscamos sempre equipar as nossas secretarias com boas condições de trabalho, tanto em recursos humanos quanto veículos e equipamentos. Este aparelho chega para agilizar a avaliação diante dos inúmeros pedidos que recebemos periodicamente para corte e poda de árvores. Com ele, os técnicos poderão responder mais rapidamente à população e com isso reduzir a fila de espera por este serviço”, disse o prefeito Celso Pozzobom, que estava acompanhado do vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva e do secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto. 

Fonte:

Deixe seu comentário