Portal da Cidade Umuarama

On-line

Proposta do Plano de Arborização de Umuarama já está disponível para consulta

A Prefeitura está disponibilizando para consulta da população, no site do município, a minuta e o caderno técnico que orientam o plano

Postado em 03/06/2020 às 09:17

O plano visa a fundamentação de estratégias e ações para melhoria da sensibilização e percepção da arborização, com dados e informações atualizadas (Foto: Prefeitura de Umuarama)

Dentro do processo de elaboração do Plano Diretor de Arborização Municipal, a Prefeitura está disponibilizando para consulta da população, no site do município, a minuta e o caderno técnico que orientam o plano, fruto de um trabalho coletivo de organização e fortalecimento das políticas públicas voltadas a arborização de Umuarama.

“Muito tem se falado a respeito das mudanças climáticas e da necessidade de medidas que minimizem os efeitos do aquecimento global. Algumas propostas são inovadoras e demonstram uma nova consciência a partir de conhecimentos recentes, principalmente quanto à redução da emissão de carbono. Entretanto, outras práticas já bastante conhecidas, como a arborização de ruas, estão recebendo um novo fôlego”, propõe o projeto.

O plano visa a fundamentação de estratégias e ações para melhoria da sensibilização e percepção da arborização, com dados e informações atualizadas, a fim de elaborar um diagnóstico socioambiental do município para melhorar os pontos deficitários. Ele foi desenvolvido a partir do plano de arborização de 2016, elaborado em parceria com a Associação de Defesa ao Meio Ambiente (Adema) e Universidade Paranaense (Unipar).

Conforme orientação do Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos de Arborização Urbana do Paraná, o município deve disponibilizar cópia do plano de arborização para consulta à população em meio de fácil acesso, como o site oficial do município, inclusive para solicitar a poda ou retirada de árvores.

“Desta forma, para garantir o acesso à informação e a participação popular, que assegura mais efetividade à proposta que futuramente será submetida ao Poder Legislativo, a fim de que se torne Lei Municipal, colocamos o plano à disposição da população”, disse o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Matheus Michelan Batista. 

O conteúdo pode ser baixado neste site, na aba “Meio Ambiente” em Serviços ao Cidadão, ou pelo link. A população pode contribuir com sugestões ou esclarecer dúvidas também por e-mail direto (plano.arborizacao@umuarama.pr.gov.br). 

Para baixar o Plano de Arborização, clique aqui

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário