Portal da Cidade Umuarama

Duplicação

Prolongamento da Avenida Portugal, em Umuarama, recebe meio-fio e solo cimento

O novo trajeto da avenida começou a ganhar contornos mais visíveis, com o preparo final do solo para aplicação da capa asfáltica

Postado em 03/08/2020 às 17:44

O investimento na pavimentação é de R$ 4,9 milhões com recursos municipais e estaduais (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A extensão da Avenida Portugal até a PR-482 já tem um trecho praticamente pronto para receber capa asfáltica. A empresa responsável pela obra acelerou o ritmo de trabalho nos últimos dias e nesta semana preparou um trecho significativo para a pavimentação, com solo cimento e meio-fio.

Os serviços preliminares estão sendo feitos há alguns meses, como limpeza, terraplenagem e implantação de galerias pluviais e bocas de lobo, além da remoção de um barranco que tem exigido grande movimentação de terras. Na última semana, porém, o novo trajeto da Portugal começou a ganhar contornos mais visíveis, com o preparo final do solo para aplicação da pintura de ligação e da capa asfáltica.

A obra está mais adiantada na parte inicial, próximo à sede da Guarda Mirim – no final da Rua Monteiro Lobato. O prolongamento da Avenida Portugal – cujo traçado atual vai da Praça Portugal até a Guarda Mirim (cerca de 500 metros) – foi concebida para estimular o desenvolvimento daquela região – que abriga várias empresas e tem grande potencial de crescimento – e de toda a cidade, além de facilitar o acesso a bairros populosos, ao futuro shopping e à nova rodoviária, em fase final de obras.

O investimento na pavimentação é de R$ 4,9 milhões e a maior parte dos recursos é do governo do Estado, por meio do Programa ParanaCidade, além de contrapartida municipal. Serão 27 mil m² de asfalto novo, recapeamento e adequações no trecho atual. “Além de melhorar um importante acesso ao centro da cidade, a obra modernizará uma das rotas mais utilizadas pelo tráfego pesado, por conectar o fluxo que chega ao Paraná pela ponte de Porto Camargo (Icaraíma) à PR-323, e de lá ao Porto de Paranaguá e a outras regiões do Estado”, lembra o prefeito Celso Pozzobom.

Quando concluída, a avenida terá 3,2 mil metros de extensão (incluindo a parte antiga), da Praça Portugal até o trevo da PR-482. O serviço é realizado pela Sotram Construtora e Terraplenagem. “O município também pretende integrar a Portugal com outras avenidas importantes da cidade, como a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e a Rio Grande do Norte, para distribuir melhor o fluxo de tráfego”, acrescentou o diretor de Obras da prefeitura, Nélio Guazzelli.

Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, o projeto atende às características do tráfego que circula pela avenida. “Queremos dar agilidade e segurança ao trânsito, além de atrair novas empresas e proporcionar mais comodidade aos moradores que utilizam a avenida no seu dia a dia”, reforçou. O andamento da obra sofreu impacto da pandemia e necessitou de ajustes, mas agora o ritmo de trabalho é rápido e a evolução pode ser vista diariamente.

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas