Portal da Cidade Umuarama

Unipar

Projeto de assistência judiciária gratuita segue com mais de 3500 ações em curso

No ano passado, em Umuarama, o Sajug realizou mais de quatro mil atendimentos, beneficiando pessoas de toda a região

Publicado em 24/04/2019 às 08:52
Atualizado em

Estagiária Giovana de Paula Leite em atendimento: clientes vêm de toda a região (Foto: Unipar)

Há mais de trinta anos o Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) da Universidade Paranaense é o destino de muitas pessoas que precisam de advogado, mas não têm condições de pagar. Só no ano passado, o projeto de extensão universitária do curso de Direito realizou mais de quatro mil atendimentos, beneficiando Umuarama e região. 

Coordenado pelo professor Luiz Irajá, o Sajug conta com os núcleos Cível, Penal e Trabalhista, o que permite ao estagiário a experiência em cada um, participando de todo o processo, desde o atendimento até o acompanhamento do professor supervisor nas audiências. Um rápido balanço aponta números positivos: só no ano passado o Sajug foi nomeado pelo Poder Judiciário em 363 processos, atuando como defensores dos réus. 

Mais de 1300 casos foram resolvidos e 95 novas ações ajuizadas. Neste ano o projeto tem mais de 3500 ações em trâmite na Justiça e já realizou 539 triagens. O Sajug também atua em projetos apoiados na responsabilidade social. No ‘Assistência no Cárcere’ e no ‘Assistência na PECO – Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste’ foram atendidos 205 e 198 detentos, respectivamente, que não possuem condições de contratar advogado. 

E fez ainda vários atendimentos no Lar São Vicente de Paulo, no Cense – Centro de Socioeducação de Umuarama e no CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher. O professor Irajá afirma que o trabalho realizado pelo Sajug da Unipar tem uma grande importância, tanto para os alunos quanto para a comunidade:

“O projeto colabora para reforçar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e preparar os futuros operadores do Direito para o contato com a realidade profissional, ao mesmo tempo em que nos dá a oportunidade de atender pessoas de baixa renda, que precisam de assistência. Por tudo isso é muito gratificante!”.

Endereço

A sede do Sajug fica na Avenida Rolândia, ao lado do Bloco de Direito; os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3621-2839 ou 3621-2811.

Fonte:

Deixe seu comentário