Portal da Cidade Umuarama

educação

Projeto Clube do Saber reforça aprendizado de alunos com dificuldade escolar

Proposta teve aprovação do representante da Seed; projeto contempla alunos da rede municipal com aulas de português e matemática

Publicado em 19/09/2019 às 06:16

Foram selecionadas crianças do 3º, 4º e 5º ano em todas as escolas municipais para participação no projeto (Foto: Tiago Boeing / PMU)

A Secretaria Municipal de Educação apresentou ao representante do Núcleo de Cooperação Técnica Estado e Município da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Maurício Pastor, o Projeto Clube do Saber, uma proposta local para promover o nivelamento do conhecimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem em Português e Matemática nas escolas do município, que iniciou suas atividades com estudantes no final de maio deste ano.

O técnico da Seed esteve na cidade na última terça-feira (17), para avaliação dos planos municipais de educação e quis conhecer boas práticas pedagógicas. “Levamos o Maurício para a Escola Municipal Analides de Oliveira Caruso, onde o Clube do Saber está em pleno funcionamento e já mostra bons resultados. Ele ficou encantado e disse que ainda não havia conhecido nada parecido em todo o Estado”, informou a secretária Mauriza Gonçalves de Lima. 

Outros estabelecimentos de ensino da área do Núcleo Regional de Educação (NRE) também receberam a visita de Maurício Pastor. O Núcleo de Cooperação Pedagógica coleta subsídios para o planejamento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios no setor educacional e envolve a equipe da Seed, a Undime/PR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), os Núcleos Regionais de Educação e secretários municipais. 

Dez dos secretários de Educação dos 399 municípios do Estado participam da construção da proposta de cooperação pedagógica, entre eles a secretária Mauriza Lima, da Prefeitura de Umuarama, que participou de um workshop recentemente, em Curitiba. Para a secretária, é importante a presença de Umuarama nessas discussões. “É uma oportunidade de mostrar o trabalho que temos realizado na educação municipal e conhecer novos projetos e experiências de sucesso. Através das parcerias podemos acelerar os avanços e ampliar os investimentos para dar a melhor educação às nossas crianças”, comentou. 

Os professores selecionados para o Clube do Saber prepararam projetos e receberam orientação sobre como acolher os alunos com dificuldades de aprendizagem, conquistarem a sua atenção e despertarem as qualidades, superando dificuldades que os deixam atrás em relação ao restante da turma. Para o projeto foram selecionados 500 alunos de 3º, 4º e 5º ano em todas as escolas municipais. 

O reforço é aplicado em contraturno ao horário das aulas. Os alunos realizam testes bimestrais, além das avaliações externas. A evolução de cada um é anotada em ficha de acompanhamento com a carteirinha personalizada de membro do Clube do Saber, entregue a todos os participantes.

Fonte:

Deixe seu comentário