Portal da Cidade Umuarama

Em Umuarama

Programa +Frutas é lançado e ajuda o agricultor a suprir a demanda do mercado

O objetivo do programa é atingir um grande número de produtores para transformar a cidade em polo regional na produção de frutas

Publicado em 30/06/2022 às 13:46

O Programa +Frutas foi lançado nesta quinta-feira (30) em Umuarama (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Agricultura lançou nesta quinta-feira (30) uma iniciativa que trará novas alterativas de produção às pequenas propriedades de Umuarama. É o Programa + Frutas, criado após uma extensa pesquisa de campo que levou em conta fatores climáticos, características do solo e a ‘vocação’ dos agricultores, com a perspectiva de aumentar a renda e atender a grande demanda do mercado local e regional.

“A maior parte das frutas vendidas nas feiras e supermercados da cidade, bem como adquirida pelo município para programas sociais e a merenda escolar, vem de outras cidades e até de regiões distantes do país. Esse grande mercado pode ser atendido pelos nossos produtores, com a oferta de frutas frescas e de qualidade, sem o custo elevado do frete. Para isso eles terão apoio total da administração municipal”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

O objetivo geral do programa, segundo o secretário de Agricultura, Cleverson Alvarenga, é atingir um grande número de produtores para transformar Umuarama em polo regional na produção de frutas, aproveitando as condições gerais do município. “Nesta primeira etapa, nossa meta é atrair 82 pequenos agricultores para cultivar uma área de pelo menos 28 hectares com irrigação, para melhorar a produtividade”, anunciou.

O diretor de Agricultura e Pecuária, Murilo Teixeira, explica que o programa utilizará o sistema agroecológico. “Isso aumenta a necessidade de acompanhamento técnico e principalmente a atenção do produtor, resultando em um produto saudável em sintonia com a agenda estadual de produção de alimentos”, apontou.

Outra vertente importante é que, além de atender ao mercado tradicional, o Programa + Frutas permitirá aos produtores conexão com outros programas e secretarias, caso do turismo rural. “Nossa ideia é que o consumidor visite o campo e colha as frutas que quer levar, como, por exemplo, uvas e morangos. Para isso, é importante o produtor aderir, investir no cultivo e preparar a propriedade para a visitação, que vai agregar valor à sua produção”, complementou o secretário.

Para os produtores interessados, que já podem se inscrever junto à Secretaria Municipal da Agricultura pelo link, o município pretende ofertar mudas de abacaxi, banana, citrus (laranja e mexerica), goiaba, mamão, maracujá, morango e uva. Além da Prefeitura, o programa conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).

A Prefeitura disponibilizará serviço de hora/máquina para o preparo do solo, insumos (como calcário) e mudas frutíferas de qualidade. O IDR/PR entra com a assistência técnica aos produtores inscritos e eventual financiamento, através de programas estaduais. Os projetos de irrigação ficarão a cargo da UEM e a Cooperu disponibilizará estrutura de comercialização dos produtos. O Senac oferecerá cursos de capacitação aos produtores.

O produtor que firmar adesão se comprometerá a seguir as orientações das instituições envolvidas, enquanto participante, e será responsável pelos investimentos – especialmente na irrigação –, podendo deixar o programa no futuro, caso queira.

Fonte:

Deixe seu comentário