Portal da Cidade Umuarama

Proerd

Programa de Resistência às Drogas forma 166 alunos em Umuarama

Programa adota modelo de educação afetiva com vista a estilo de vida saudável

Publicado em 29/11/2017 às 21:05

O esforço desprendido ao longo dos três meses de curso foram premiados com a formatura (Foto: José A. Sabino)

Programa é realizado pelo Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar (Foto: José A. Sabino)

Em solenidade que praticamente lotou o Centro Cultural Vera Schubert, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou as turmas 2017 no último dia 24. A ação foi desenvolvida em três escolas municipais, atendendo sete turmas do 5° ano. A solenidade contou com o prefeito Celso Pozzobom, a secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari, e o comandante do 25° Batalhão da PM de Umuarama, tenente coronel Agnaldo Letrinta, entre outras autoridades.

As escolas municipais contempladas neste ano foram a Cândido Portinari (Conjunto Sonho Meu), Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (Zona 6, próximo ao Parque Dom Pedro) e Professora Analides de Oliveira Caruso (Parque Industrial), totalizando 166 alunos – respectivamente 59, 68 e 39. Pais e familiares compareceram em peso à formatura.

O programa é realizado pelo Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação do município e as escolas. Ele baseia-se na utilização do policial fardado na prevenção à criminalidade, desenvolvendo na criança habilidades que as afastem das drogas (lícitas e ilícitas). Adota o modelo de educação afetiva e o estilo de vida saudável, criando condições para que o aluno aprenda a lidar com sua ansiedade, resista às pressões de companheiros, eleve a autoestima e solidifique a cidadania e convivência harmoniosa.

A mesa de autoridades foi composta pelo tenente coronel Letrinta, capitão Joel Martins Guerreiro (comandante da 3ª Cia da Patrulha Escolar), tenente Hermon Alves de Lima (comando do 2º Pelotão da 3ª Cia do BPEC), prefeito Celso Pozzobom, Maria Ornelas, presidente Câmara de Vereadores, Maria Clory, secretária da Educação, o PM Jessé Victor de Souza da Rocha, instrutor do Proerd, e um representante do Núcleo Regional de Educação (NRE). Participaram também diversos secretários municipais, vereadores, lideranças da sociedade e a comunidade em geral.

O esforço desprendido ao longo dos três meses de curso foram premiados com a formatura. “Os alunos aprenderam não somente a dizer 'não' às drogas e à violência, como também reforçar a autoestima e resistir à pressão ao uso de entorpecentes. O certificado atesta a participação no programa e oficializa o compromisso das crianças de resistirem às pressões das drogas”, destacou o instrutor do Proerd, Jessé da Rocha.

Ao lado do militar, as professoras dos formandos (Elizabeth Moreira Cordasso, Francieli Godoi Garcia, Valdirene Ferraresco; Jandira Pereira Souza, Viviana Spontan Lopes e Justa Maria Navarro dos Santos entregaram o certificado simbólico a um aluno de cada turma. O estudante Lucas Rodrigues Ferreira Filho (5º ano da Escola Dr. Ângelo Moreira da Fonseca) prestou o juramento em nome dos formandos.

No transcorrer do curso, uma das atividades em sala de aula foi a elaboração de redação com o tema “Proerd”, baseada na aprendizagem e conhecimento adquirido. Uma redação de cada escola foi escolhida para leitura aos pais, familiares e autoridades, pelas alunas Vitória Eduarda Antunes (Cândido Portinari), Letícia Fagundes Crispin (Ângelo Moreira da Fonseca) e Crislaine Albano (Analides de Oliveira Caruso), que depois receberam bicicletas como premiação pelo trabalho.

O canto do hino do Proerd para os pais e autoridades presentes, composto pelo sargento Cláudio Coutinho dos Santos, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, encerrou a solenidade.

Fonte:

Deixe seu comentário