Portal da Cidade Umuarama

DESCARTE

Programa 'Bairro Saudável' terá ações integradas para limpar Umuarama

Esta edição terá vistorias em terrenos baldios – e notificação dos proprietários em caso de mato alto ou lixo acumulado

Publicado em 08/01/2019 às 02:41
Atualizado em

A reunião ocorreu nesta terça-feira (8) e contou com a presença dos secretários municipais (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

O Programa Bairro Saudável será retomado neste início de ano, para auxiliar a população a destinar corretamente móveis velhos, eletrônicos, utensílios domésticos e resíduos que possam acumular água e desta forma favorecer a reprodução do mosquito da dengue. A ação é preventiva, uma vez que a cidade não conta com casos da doença, embora alguns bairros esteja com alta infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti – responsável pela transmissão da dengue e também da febre chikungunya e do zica vírus.

Durante reunião de reorganização do programa, na manhã desta terça-feira, 8, o prefeito Celso Pozzobom lamentou que a população tenha relaxado no cuidado com os resíduos. “Recebemos quase todos os dias reclamações por causa do lixo descartado irregularmente em vários pontos da cidade. No passado, o Bairro Saudável percorreu todos os bairros e coletou mais de 520 toneladas de lixo, mas ainda hoje vemos pessoas jogando resíduos nas vias públicas”, disse.

Pozzobom recomendou que as secretarias envolvidas no programa busquem o apoio da comunidade, de associações e entidades organizadas para que os resultados sejam efetivos. “Não é só recolher o lixo. Precisamos conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um na limpeza da cidade, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, insetos e animais peçonhentos (como escorpiões e cobras), caramujos e outros vetores de uma série de doenças, ligadas à falta de higiene e de cuidado com os resíduos”, apontou o prefeito.

Jogar lixo em locais inadequados atenta contra o código de posturas do município e é passível de multa. “Neste ano, o Bairro Saudável terá a integração das equipes de agentes comunitários de saúde, de combate a endemias, fiscais do Código de Postura, comitê de combate à dengue, servidores da área de Serviços Públicos, da diretoria do Meio Ambiente e de entidades parceiras”, explicou a secretária municipal de Comunicação, Letícia Macedo D’Ávila Correa, que coordena a organização e divulgação do programa.

Esta edição terá vistorias em terrenos baldios – e notificação dos proprietários em caso de mato alto ou lixo acumulado –, conscientização da população sobre a dengue (cuidados com o quintal e sensibilização para o Projeto Orquídeas), escorpiões, depósitos de entulho, separação e destinação do lixo reciclável e coleta de lixo eletrônico, além de palestras em escolas, associações de moradores e salões paroquiais. “Vamos buscar todo o apoio possível na divulgação, para que os objetivos do programa sejam entendidos e atendidos com o envolvimento da população”, completou Letícia D'Avila.

A previsão de início do Bairro Saudável é janeiro e a ordem de atendimento dos bairros será definida conforme os resultados do próximo Levantamento de Índice Rápido para Infestação do Aedes aegypti (Liraa), que será divulgado por volta do próximo dia 15. Serão 18 etapas, atendendo todas as regiões da cidade e também os distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza. Participaram a reunião nesta terça-feira, ainda, os secretários municipais de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo; Fazenda, Everaldo Marcos Navarro; Saúde, Cecília Cividini; diretor de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista; coordenador da Covisa, Hildacir Staut, entre outros servidores do município e o representante do comitê da dengue, empresário João Luiz Bortolato.

Fonte:

Deixe seu comentário