Portal da Cidade Umuarama

Consumo

Procon de Umuarama orienta pais sobre compra de brinquedos no Dia das Crianças

Estar atento a alguns detalhes é importante para realizar uma compra segura

Postado em 09/10/2019 às 11:13 |

Realizar uma pesquisa de preços é importante para quem quer economizar na hora da compra (Foto: Ilustrativa)

Comemorado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma data importante para o comércio e também para o consumidor, que se rende ao costume de presentear os pequenos com brinquedos, roupas e calçados, entre outros produtos. Por isso, o Procon de Umuarama traz algumas dicas para que as compras sejam seguras. 

Inicialmente é importante analisar o produto a fim de verificar ele traz as informações obrigatórias, como faixa etária recomendada, selo de verificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e identificação do fabricante. Essas informações devem ficar expostas de forma clara e adequada, conforme determina o artigo 6o, III do Código de Defesa do Consumidor. 

O consumidor deve ficar atento aos preços ofertados, verificando se o valor exposto é o mesmo cobrado no caixa. Realizar uma pesquisa de preços é importante para quem quer economizar na hora da compra. 

Caso o produto apresente algum problema, o fornecedor tem 30 dias para resolver e, se não o fizer, o consumidor poderá exigir a restituição do valor pago, corrigido monetariamente; abatimento proporcional no preço; ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso, o que achar melhor. 

No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone ou internet, por exemplo) o consumidor poderá desistir em até sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. 

Por fim, é importante exigir sempre a nota fiscal, pois ela é o documento que comprova a compra e garante os direitos do consumidor. Se houver dúvidas ou reclamações, o comprador pode entrar em contato com o Procon Municipal pessoalmente ou pelo telefone (44) 3621-5600. 

O Procon de Umuarama atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com retirada de senhas até as 15h30. O endereço é: Avenida Presidente Castelo Branco, 3871. Mais informações pelo telefone (44) 3621-5600 ou no e-mail: (procon@umuarama.pr.gov.br).

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas